PUBLICIDADE

Carro autônomo da Waymo vai levar clientes do Walmart para casa nos EUA

Empresas fecharam parceria para testes em Phoenix, no Arizona; usuário poderá fazer compras pelo site e ganhar carona de ida e volta para buscar produtos em loja

Por Agências
Atualização:
Waymo é a divisão de carros autônomos da Alphabet, empresa controladora do Google Foto: Brendan McDermid/Reuters

A Waymo, divisão de carros autônomos da Alphabet, holding que controla o Google, anunciou nesta quarta-feira, 25, um programa de testes em parceria com o Walmart em Phoenix, no Arizona. 

PUBLICIDADE

A partir dessa semana, clientes do Walmart na área metropolitana de Phoenix poderão contar com a ajuda dos carros autônomos da Waymo para levar suas compras para casa. Funcionará assim: o usuário fará o pedido de seus produtos pelo site do Walmart e, enquanto seu pedido fica pronto na loja, um carro autônomo vai buscá-lo em sua residência. Ao chegar na loja, o usuário poderá pegar os pacotes e será levado de volta para casa pelo veículo sem motorista. 

Não é à toa que a parceria começou no Arizona: a Waymo testa lá seus carros autônomos há meses. A empresa planeja ainda lançar um serviço semelhante ao do Uber, mas com carros sem motoristas, até o final do ano, no Estado. 

A parceria com o Walmart, porém, é apenas uma de uma série de colaborações firmadas pela Waymo. Uma delas é com o grupo DDR Corp, responsável por shopping centers na região – usuários poderão pegar carona com os veículos da Waymo para ir até o centro de compras e voltar. 

Já a oficina mecânica AutoNation vai oferecer um veículo da Waymo para seus clientes, enquanto estes deixam seus carros para reparos. Por fim, o grupo de aluguel de carros Avis usará os automóveis autônomos da divisão da Alphabet para levar e trazer seus clientes entre suas bases e aeroportos ou estações de trem – um percurso chamado comumente de última milha. 

É um passo importante para a implementação comercial dos veículos da Waymo, que desenvolve carros autônomos desde 2009. De lá para cá, os veículos da empresa já rodaram mais de 8 milhões de quilômetros em vias públicas, o que tem feito a companhia ser considerada uma líder de seu setor até aqui. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.