Com a incerteza da economia, “unicórnios” da tecnologia se apressam em direção ao IPO

Diante de um volátil mercado de ações e da perspectiva de uma desaceleração econômica no ano que vem, serviços avançam com mais velocidade para oferecer ações

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Por Erin Griffith e Mike Isaac
Atualização:
Prefeitura voltaa editar regras que proíbem que carros com placas de outras cidades atuem como transporte por aplicativo na capital Foto: Mario Anzuoni/Reuters

Durante anos, Uber e Lyft deixaram de lado a ideia de colocar suas ações em bolsa. Agora elas estão acelerando.

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Diante de um volátil mercado de ações e da perspectiva de uma desaceleração econômica no ano que vem, os serviços de transporte avançaram com mais urgência para uma oferta pública inicial (IPO, sigla em inglês), disseram quatro pessoas que têm conhecimento dos planos das empresas, mas não estavam autorizadas a falar publicamente.

Originalmente, a Lyft pretendia listar suas ações em meados de 2019, mas começou a se mover mais rapidamente após a recente liquidação do mercado de ações e por causa do desejo de ir a público antes da Uber, disseram duas das pessoas. Na quinta-feira, a empresa, avaliada recentemente em US$ 15 bilhões, anunciou que entrou com confidencialidade para uma oferta pública inicial.

A Uber também acelerou seu relógio de IPO. A empresa já havia dito que estava pensando no outono de 2019 no hemisfério Norte para ir a público, mas reduziu o prazo devido a preocupações de que uma recessão possa estar chegando, disseram duas pessoas familiarizadas com os planos. A Uber agora poderia ir a público logo em abril, disseram eles. Os bancos de investimento disseram à companhia que ela poderia valer até US$ 120 bilhões em um IPO.

Os movimentos da Lyft e da Uber indicam quão complicado pode ser decidir quando ir a público em um momento em que os mercados de ações têm sido turbulentos e o quadro econômico mais amplo está turvo. O cálculo para quando uma empresa lista publicamente suas ações é muitas vezes um alvo em movimento, mas as ações da Uber e da Lyft terão peso especial com uma série de outras startups altamente valorizadas do Vale do Silício que também estão se preparando para abordar os mercados públicos.

A Airbnb, empresa de locação on-line, planeja estar pronta para ir a público em meados de 2019, embora não tenha definido um cronograma formal, disse uma pessoa com conhecimento do assunto. A Slack, empresa de colaboração online, disse que está se preparando para uma oferta pública, mas não tem um cronograma específico.

“As empresas que estavam falando sobre 2020 foram informadas de que a janela pode não estar aberta por tanto tempo quanto se pensava”, disse Barrett Daniels, sócio da Deloitte, que aconselha sobre IPOs. Ele disse que estava dizendo às empresas que “se um IPO estiver em seus planos, eu provavelmente estaria me preparando agora”.

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Qualquer estreia no mercado de ações dessas empresas será o capítulo final da era dos “unicórnios”, as startups de capital privado avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. Muitas dessas empresas, que nasceram após a recessão de 2008, pegaram carona na onda de uso dos smartphones, transformando empresas, como táxis ou entrega de compras do mercado, em serviços sob demanda. Eles também se beneficiaram de capital abundante de investidores privados, motivados por baixas taxas de juros.

Durante anos, muitos unicórnios não estavam com pressa de ir a público porque poderiam crescer facilmente com dinheiro de investidores privados e longe do escrutínio de Wall Street. Em 2016, Travis Kalanick, cofundador do Uber e então diretor executivo, falou para muitas startups de tecnologia quando disse em uma conferência que sua empresa iria a público “o mais humanamente possível”. Os funcionários ficariam distraídos com os movimentos das ações, disse ele.

Essas atitudes mudaram à medida que os investidores e os funcionários de tecnologia aumentaram a pressão sobre as empresas para que se tornassem públicas de forma a lucrar com suas ações.

“O fator que nos força é: como você lida com questões como reter funcionários?", Disse Rick Heitzmann, diretor administrativo da FirstMark Capital, que é um investidor em unicórnios como Pinterest e Airbnb.

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Mas a oscilação do mercado de ações, a guerra comercial com a China e outros países e a incerteza sobre a direção da economia estão pesando na tomada de decisões do IPO. Poucos executivos querem tornar suas empresas públicas quando o apetite dos investidores por ações pode estar minguando.

"As empresas que esperavam que tudo estivesse perfeito antes de ir a público poderiam ter-se saído melhor quando as coisas estavam boas o suficiente”, disse Heitzmann.

Sandy Miller, uma investidora de capital de risco da IVP, disse que várias empresas estavam se reunindo com potenciais investidores muito antes de entrar com um IPO, no que é conhecido como eventos pré-roadshow. “Essa é a única maneira de realmente saber que tipo de receptividade você terá” dos mercados públicos, disse ela.

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Miller disse que espera um ano robusto para IPOs no próximo ano, mas as empresas podem não querer esperar até o final do ano para o lançamento. “Certamente há algumas nuvens de tempestade no horizonte”, disse ele.

Alguns unicórnios estão evitando a imprevisibilidade por completo. A WeWork, empresa de locação de escritórios avaliada em US$ 45 bilhões, foi muito citada como candidata à IPO. Mas em novembro, a empresa concordou em vender mais US$ 3 bilhões em ações para seu principal investidor, o fundo Vision da SoftBank. Esse acordo permitiu à WeWork impulsionar planos para uma listagem pública no futuro, disse uma pessoa familiarizada com a empresa.

Para Uber e Lyft, a maior questão que enfrentam dos investidores do mercado público é se seus negócios podem ser lucrativos. Expandir um serviço de passeio exige investimentos para recrutar motoristas em várias cidades, o que pode se tornar caro rapidamente. A Uber disse no mês passado que perdeu US$ 1,07 bilhão no terceiro trimestre, quando passou a investir em novas áreas, como bicicletas, patinetes e remessas de cargas.

*Tradução de Claudia Bozzo

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