O Spotify superou as expectativas de investidores em seu balanço financeiro divulgado nesta quarta-feira, 27. Com impulso de novos assinantes premium, a receita do serviço de streaming subiu 27% para € 2,50 bilhões no trimestre encerrado em setembro. Além disso, a plataforma viu mais anunciantes interessados em veicular propagandas entre músicas e podcasts.
O número de assinantes premium, que respondem pela maior parte da receita da empresa, chegou a 172 milhões, acima das previsões de analistas. O total de usuários ativos mensais no serviço aumentou 19%, para 381 milhões.
O Spotify registrou um lucro líquido de € 2 milhões, enquanto no mesmo período do ano passado a empresa teve prejuízo de € 101 milhões. A receita com anúncios, que caiu no auge da pandemia, saltou 75%, para € 323 milhões, e a empresa planeja contratar centenas de funcionários para aumentar ainda mais as vendas de anúncios.
A companhia também tem investido pesado em seu negócio de podcast para rivalizar com a Apple e, tardiamente, lançou uma plataforma de assinatura paga para donos de podcasts nos Estados Unidos. "Estamos vendo muita demanda no lado do podcasting, o que está atraindo mais anunciantes", disse o presidente-executivo, Daniel Ek, em uma entrevista.
O Spotify não divide a parcela de publicidade gerada por podcasts, mas Ek disse que o crescimento foi de três dígitos em relação ao mesmo período do ano passado, tornando-se um contribuidor significativo para o crescimento geral da publicidade. A plataforma se aventura em podcasts desde 2018 com uma série de aquisições e atualmente tem 3,2 milhões de podcasts em sua plataforma, contra 2,9 milhões no último trimestre.
A empresa prevê receita no quarto trimestre de € 2,54 bilhões a € 2,68 bilhões com expectativa de 177 a 181 milhões de assinantes premium.