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Com vendas abaixo do esperado do S9, Samsung decepciona no 2º trimestre

Empresa sul-coreana teve lucro abaixo da expectativa dos investidores; para analistas, aumento da competição no mercado de smartphones pode afetar companhia

Por Agências
Atualização:
O novo Samsung Galaxy S9+ chegou ao Brasil com preços a partir de R$ 4,9 mil Foto: Reuters/Yves Herman

Com as vendas do Galaxy S9 abaixo do estimado, a Samsung lucrou menos que o esperado no segundo trimestre deste ano: a fabricante ganhou US$ 13,3 bilhões entre abril e julho – US$ 90 milhões a menos que o previsto para o período. No relatório, divulgado nesta terça-feira, 31, a empresa justifica que os ganhos foram menores devido à queda do lucro de divisão de aparelhos móveis, responsável por 40% da receita do grupo.

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No trimestre, a área de divisão de dispositivos móveis lucrou US$ 2,4 bilhões, uma queda de 34% em relação ao período anterior. A Samsung disse que as perdas foram acentuadas devido à competição com os fabricantes de smartphones da China.

A fabricante também deu poucos motivos para que os investidores esperem uma rápida recuperação na área de dispositivos móveis. Ela cita a intensa competição esperada para o segundo semestre, além de preocupações de que seus smartphones mais caros não tenham inovação o suficiente para impulsionar as vendas.

Park Jung-hoon, gestor de fundo na HDC Asset Management, que detém ações da empresa, concordou com a estimativa. “A Samsung já perdeu para a China em competição de preço e está sendo ameaçada por modelos chineses do ponto de vista de design e força de hardware”, disse.

Mudanças. Agora, a Samsung está apostando em celulares com telas dobráveis. A divisão de telas da companhia anunciou que criou uma tela “praticamente inquebrável”, que poderia ser dobrada e que já passou em testes de segurança nos EUA.

“Esperamos que a adoção dessa tela sirva como catalisador para o estagnado mercado de celulares”, disse KyeongTae Lee, vice-presidente dos negócios de dispositivos móveis da Samsung, a analistas nesta terça-feira.

A empresa também estima lançar seu novo Galaxy Note mais cedo este ano, já em agosto – o evento de lançamento está marcado para o próximo dia 9, em Nova York. 

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O dia é marcado pelo anúncio de demonstração financeira de fabricantes de smartphones. Mais cedo, a chinesa Huawei, terceira maior fabricante de celulares do mundo, divulgou que teve o crescimento de vendas mais lento desde o primeiro semestre de 2013. Já a Apple deve divulgar crescimento na receita e no lucro trimestral ainda nesta terça-feira apoiada em vendas do iPhone.

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