• Estadão
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Internacional
  • Esportes
  • Brasil
  • São Paulo
  • Cultura
  • PME
  • Jornal do Carro
  • E+
  • Paladar
  • Link

Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
Assine Estadão
formulário de busca

Com vendas abaixo do esperado do S9, Samsung decepciona no 2º trimestre

Empresa sul-coreana teve lucro abaixo da expectativa dos investidores; para analistas, aumento da competição no mercado de smartphones pode afetar companhia

31/07/2018 | 16h38

  •      

 Por Agências - Reuters

O novo Samsung Galaxy S9+ chegou ao Brasil com preços a partir de R$ 4,9 mil

Reuters/Yves Herman

O novo Samsung Galaxy S9+ chegou ao Brasil com preços a partir de R$ 4,9 mil

Leia mais

  • Samsung lança smartphone Galaxy J8 no Brasil por R$ 1,9 mil
  • Samsung diz ter criado tela flexível e inquebrável para celulares

Com as vendas do Galaxy S9 abaixo do estimado, a Samsung lucrou menos que o esperado no segundo trimestre deste ano: a fabricante ganhou US$ 13,3 bilhões entre abril e julho – US$ 90 milhões a menos que o previsto para o período. No relatório, divulgado nesta terça-feira, 31, a empresa justifica que os ganhos foram menores devido à queda do lucro de divisão de aparelhos móveis, responsável por 40% da receita do grupo.

No trimestre, a área de divisão de dispositivos móveis lucrou US$ 2,4 bilhões, uma queda de 34% em relação ao período anterior. A Samsung disse que as perdas foram acentuadas devido à competição com os fabricantes de smartphones da China.

A fabricante também deu poucos motivos para que os investidores esperem uma rápida recuperação na área de dispositivos móveis. Ela cita a intensa competição esperada para o segundo semestre, além de preocupações de que seus smartphones mais caros não tenham inovação o suficiente para impulsionar as vendas.

Park Jung-hoon, gestor de fundo na HDC Asset Management, que detém ações da empresa, concordou com a estimativa. “A Samsung já perdeu para a China em competição de preço e está sendo ameaçada por modelos chineses do ponto de vista de design e força de hardware”, disse.

Veja os principais recursos do novo Galaxy S9, da Samsung

  •      
Novidade

Foto: Washington Post/David Orr

A Samsung apresentou neste domingo, 25, os novos smartphones Galaxy S9 e Galaxy S9+. Com design bastante parecido com o Galaxy S8, lançado em 2017, os aparelhos trazem inovações na câmera e no uso de inteligência artificial. Confira a seguir os principais destaques.

Tela

Foto: AP/Richard Drew

A tela do Galaxy S9 tem 5,8 polegadas e segue as mesmas regras adotadas pela Samsung na edição do ano passado, com bordas curvas e tela quase infinita. Já o S9+ vai na mesma linha, mas com tela de 6,2 polegadas. 

Design

Foto: AP/Richard Drew

A principal novidade no design do Galaxy S9 é a mudança na posição do leitor de impressão digital, agora localizado na parte traseira superior, logo abaixo das lentes da câmera. Para quem quer segurança, o aparelho também conta com leitor de íris, a partir da lente frontal. 

Câmera

Foto: AP/Richard Drew

Tanto o Galaxy S9 como sua versão mais cara terão abertura de lente variável, de forma semelhante ao que acontece em câmeras fotográficas profissionais – permitindo fotos mais iluminadas ou com melhor foco. Além disso, um novo sensor de processamento de imagem vai permitir que os smartphones façam vídeos em slow motion com mais detalhes. Os dois aparelhos têm câmera frontal de 8 MP e traseira de 12 MP; a diferença é que o S9+ traz duas lentes na parte de trás; já o S9, só uma. 

AR Emojis

Foto: AP/Richard Drew

Em 2017, uma das principais novidades da Apple foram os animojis, que deixavam os usuários mandar mensagens como pandas e unicórnios. A Samsung contra-atacou e trouxe como uma das principais novidades da S9 os AR Emojis, avatares personalizados que capturam as expressões faciais do usuário e as transformam em pequenos vídeos com som, podendo ser usados em aplicativos de mensagens. Além de poder criar seu próprio avatar, será possível ainda, graças a uma parceria da sul-coreana com a Disney, enviar mensagens como Mickey, Minnie ou Os Incríveis

Bixby

Foto: AP/Richard Drew

Lançada no ano passado, a assistente pessoal Bixby agora estará integrada à câmera do S9, podendo executar funções como traduzir placas na rua em uma língua estrangeira ou identificar comidas em um prato para mostrar suas informações nutricionais. 

Especificações

Foto: AP/Richard Drew

Os dois aparelhos vão usar o chip Snapdragon 845, da Qualcomm, processador de oito núcleos que pode chegar a desempenho de 2,8 GHz. O armazenamento poderá variar entre 64 GB, 128 GB e 256 GB. As semelhanças acabam por aí: a versão mais simples do celular premium da Samsung traz tela de 5,8 polegadas, 4 GB de memória RAM e bateria de 3.000 mAH; já o S9+ tem 6,2 polegadas, 6 GB de memória RAM e bateria de 3.500 mAH

Cores

Foto: Samsung

Quatro opções de cores estarão disponíveis no S9 e no S9+: preto, prata e azul, já tradicionais, e a nova violeta – por coincidência, a cor Pantone para o ano de 2018. 

Data de Lançamento

Foto: Reuters

Nos Estados Unidos, tanto o S9 como o S9+ serão lançados em 16 de março; já a pré-venda começa nesta sexta-feira, 2. Os aparelhos não tem data para chegar ao mercado brasileiro

Preço

Foto: Reuters

Lá fora, o S9 será vendido por preços a partir de US$ 720; já seu irmão mais luxuoso começa na faixa de US$ 840. A Samsung ainda não divulgou o preço dos aparelhos no País. 

Mudanças. Agora, a Samsung está apostando em celulares com telas dobráveis. A divisão de telas da companhia anunciou que criou uma tela “praticamente inquebrável”, que poderia ser dobrada e que já passou em testes de segurança nos EUA.

“Esperamos que a adoção dessa tela sirva como catalisador para o estagnado mercado de celulares”, disse KyeongTae Lee, vice-presidente dos negócios de dispositivos móveis da Samsung, a analistas nesta terça-feira.

A empresa também estima lançar seu novo Galaxy Note mais cedo este ano, já em agosto – o evento de lançamento está marcado para o próximo dia 9, em Nova York. 

O dia é marcado pelo anúncio de demonstração financeira de fabricantes de smartphones. Mais cedo, a chinesa Huawei, terceira maior fabricante de celulares do mundo, divulgou que teve o crescimento de vendas mais lento desde o primeiro semestre de 2013. Já a Apple deve divulgar crescimento na receita e no lucro trimestral ainda nesta terça-feira apoiada em vendas do iPhone.

    Tags:

  • Samsung
  • telefone celular

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Mais lidas

  • 1.Projeto Usina SP prevê museu do automóvel sobre o rio Pinheiros despoluído
  • 2.Toyota SW4 2021 tem visual renovado e motor mais potente
  • 3.BMW iX é o SUV elétrico futurista com até 600 km de autonomia
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2022|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente