Congresso dos EUA vê declarações falsas da Amazon e quer depoimento de Jeff Bezos

Empresa teria mentido a deputados do país sobre o uso de dados de comerciantes na plataforma para a criação de produtos

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Jeff Bezos é convocado a depor no congresso dos EUA Foto: Mike Segar/Reuters

O Comitê Judiciário da Câmara de Deputados dos EUA convocou nesta sexta, 1, Jeff Bezos, fundador da Amazon, a depor sobre as alegações de que a gigante do varejo online usa dados a respeito de vendedores da plataforma para criar produtos concorrentes, o que configuraria uma prática anticomercial.  

PUBLICIDADE

Em uma carta bipartidária enviado ao executivo, os legisladores citam uma reportagem publicada em 23 de abril pelo Wall Street Journal sobre a Amazon. "Se o artigo do Wall Street Journal está correto, então as afirmações feitas pela Amazon a esse comitê sobre sua práticas comerciais parecem enganosas, e possivelmente são criminalmente falsas",  diz um trecho do documento. 

O ponto de discussão são as declarações de Nate Sutton, executivo da Amazon, que negou sob juramento em julho de 2019 que a Amazon usava informações comerciais sensíveis de vendedores independentes em sua plataforma para o desenvolvimento de produtos, o que é contrariado pela reportagem do WSJ. Nela, a publicação fala com cerca de 20 ex-funcionários da gigante que garantem que a prática existe.  

A Amazon disse que não iria comentar a convocação de Bezos. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.