Deezer aposta em parceria com Flamengo para ganhar espaço no Brasil

Empresa lança hoje aliança com o time de maior torcida do País, replicando tática adotada na Europa

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Por Bruno Capelas
Atualização:
Flamenguista, o cantor Wesley Safadão fez música especial para a parceria Foto: Arthur Garcia/ Prefeitura de Salvador

O serviço de streaming de música Deezer anuncia hoje uma nova parceria para crescer no mercado brasileiro: a partir desta data, a empresa será parceira oficial do Clube de Regatas Flamengo, time de futebol que ostenta a maior torcida do País, com cerca de 35 milhões de torcedores. Para a empresa, mais do que uma simples tabelinha rumo ao gol, a aliança com o Flamengo é uma amostra de como o serviço francês quer ganhar espaço por aqui.

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“Reconhecemos que somos o segundo colocado no mercado, e sabemos quem é o número 1, mas com essas parcerias, reduzimos nossa distância em percepção de marca”, diz Oscar Castellano, vice-presidente da Deezer para a América Latina. O número 1 do mercado é o rival Spotify, que tem 40% dos 100 milhões de assinantes de serviço de streaming de música em todo o mundo. 

Linha de passe. Além do time carioca, a empresa também é parceria da TIM no País, com o serviço TIM Music – usuários de planos pós-pagos da operadora, por exemplo, ganham gratuitamente a assinatura da Deezer, que custa R$ 14,90 por mês para outros usuários. 

“É um negócio interessante. Com a parceria, prestamos serviços para um parceiro, mas também atingimos o público”, avalia Castellano, citando exemplos parecidos feitos pela empresa na Europa. Na França, onde foi fundada em 2007, a Deezer tem parceria com a Orange. Na Espanha, o time de futebol FC Barcelona e a rede varejista El Corte Inglés também fazem parte dos aliados do serviço. 

No caso do Flamengo, a parceria compreende conteúdo personalizado do clube carioca, como playlists dos atletas de futebol e de outras modalidades e podcasts especiais, além de destacar perfis de artistas flamenguistas. Um deles é o cantor Wesley Safadão, que gravou uma música especial para a parceria, “Eu Já Nasci Flamenguista”, exclusiva para a Deezer. 

Geral. Para Bruno Vieira, diretor geral da Deezer no Brasil, as parcerias são uma forma de tentar tirar os serviços de streaming do nicho – segundo ele, 100 milhões de assinantes no mundo todo ainda é uma penetração pequena para o setor. 

Fatores como aumento do uso de smartphones e penetração das redes 4G no País, diz o executivo, podem auxiliar. “Se o cara tenta ouvir música pela internet com baixa velocidade, vai ter uma experiência ruim. Aí, ele desiste do produto”, diz. 

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Além disso, as parcerias servem como uma diferenciação de mercado em um setor em que quase todos os serviços oferecem a mesma biblioteca de músicas, em torno de 35 milhões de canções, e têm algoritmos e curadoria próprios para atrair usuários. “Com uma parceria com o Flamengo, podemos atingir a massa”, diz Vieira. 

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