Após saída em 2013, Dell reavalia voltar à bolsa de valores

A empresa discute a abertura de capital desde o começo do ano, já considerou uma oferta pública inicial (IPO), mas voltou atrás; o recente desempenho financeiro da Dell a encorajou a avaliar mais uma vez a possibilidade de IPO

PUBLICIDADE

Por Agência
Atualização:
A Dell se tornou uma empresa privada em 2013 Foto: REUTERS/Yves Herman

A fabricante de PCs Dell está estudando voltar ao mercado das bolsas de valores. Segundo fontes familiarizadas com o assunto ouvidas pela Reuters neste domingo, 23, a empresa reavalia desde o começo de ano sua reabertura de capital – em 2013, a companhia liderada por Michael Dell retirou suas ações do mercado. 

PUBLICIDADE

A possibilidade de IPO é motivada pela resistência dos investidores à proposta que a Dell fez em julho – pagar US$ 21,7 bilhões em recompra de ações ligadas a sua participação na empresa de software VMware. Os fundos de hedge disseram que a oferta da Dell os prejudica. 

Segundo fontes informaram à época, a Dell fez a proposta de abrir capital sem IPO devido a preocupações de que sua grande dívida assustasse os investidores do mercado de ações. Pelo acordo, a Dell não teria que levantar nenhum capital novo, porque pagaria pelo mesmo com a emissão de novas ações e com um dividendo de US$ 9 bilhões que receberia da VMware.

O recente desempenho financeiro da Dell encorajou a empresa a considerar mais uma vez o IPO, de acordo com as fontes. A Dell está se preparando para entrevistar bancos de investimento nesta semana, disseram as fontes. A empresa também adiou uma série encontro com investidores das tais ações que estava programado para esta semana até a semana seguinte. 

A Dell não quis comentar. Os preparativos para o IPO da empresa foram divulgados pela primeira vez pelo jornal norte-americano Wall Street Journal.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.