PUBLICIDADE

Elon Musk diz ter 'autorização verbal' para construir túnel entre cidades nos EUA

Empreendedor anunciou que sua empresa The Boring Company recebeu aval para construir túneis que transportam capsulas de alta velocidade

Por Agências
Atualização:
Elon Musk anunciou que sua empresa conseguiu autorização para cavar um túnel ligando Nova York e Washington. 

Elon Musk, empreendedor bilionário e fundador da montadora Tesla, anunciou que sua empresa The Boring Company conseguiu aprovação verbal do governo norte-americano para construir um túnel com tecnologia Hyperloop — que compreende um sistema de transporte em cápsulas de alta velocidade — conectando a cidade de Nova York com a capital federal Washington.

PUBLICIDADE

Por enquanto, o empresário não disse exatamente quem deu a aprovação, nem se o projeto passou por análises de diferentes estados. Mas ele afirmou que a companhia vai construir um túnel ligando as duas grandes cidades numa viagem de 29 minutos com paradas em Philadelphia e Baltimore.

No final de junho, Musk anunciou que teve conversas com o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, sobre a construção de um túnel ligando o Aeroporto Internacional de Los Angeles e a a Estação Ferroviária Union Station. Na época, Garcetti disse considerar o túnel para criar uma conexão ferroviária de alta velocidade.

De acordo com o emissora de TV norte-americana CNBC, Musk também estaria negociando com o prefeito de Chicago para construir um túnel entre o centro da cidade e o Aeroporto Internacional O’Hare.

Hyperloop. Em dezembro, Musk disse no Twitter que pretendia criar um novo meio de transporte porque o trânsito de Los Angeles o irritava. Meses depois, o empresário lançou a The Boring Company, que é liderada pelo engenheiro da SpaceX, Steve Davis.

A ideia inicial do empreendedor é usar a empresa para desenvolver túneis de baixa pressão que transportem pessoas e carros através de algo parecido com um skate elétrico. No entanto, o novo túnel de Los Angeles vai suportar um trem de alta velocidade, além do Hyperloop.

A Boring Company já completou a primeira etapa do túnel de Los Angeles dentro da propriedade da SpaceX, mas precisa de autorização dos governantes para prosseguir.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.