Em meio a escândalo, Facebook alcança 2,20 bilhões de usuários
Empresa revelou dados de resultados financeiros do primeiro trimestre de 2018 nesta quarta-feira; ritmo de crescimento de contas ainda não mostra impacto por uso ilícito de dados por consultoria
O ritmo de crescimento de usuários registrado neste trimestre foi praticamente o mesmo de períodos anteriores – no balanço anterior, divulgado em janeiro, a empresa registrou crescimento de 14% em usuários na comparação anual, para 2,13 bilhões de usuários. O crescimento de usuários ativos diariamente (DAU, na sigla em inglês) também se manteve na faixa dos 13% no primeiro trimestre de 2018 – em 31 de março, a empresa tinha 1,45 bilhão de usuários que acessavam a rede todos os dias.
Na carta enviada aos acionistas, o presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, repetiu o discurso que apresentou nas últimas semanas, seja em entrevistas à imprensa ou nas dez horas de depoimentos no Congresso americano: pediu desculpas e assumiu a responsabilidade pelo dano causado aos usuários. "Estamos realizando investigações para ter certeza de que nossos serviços são usados para o bem", disse o presidente executivo e fundador da rede social.
Zuckerberg, porém, não se privou de comemorar o bom resultado e enfatizar a necessidade de, segundo ele, seguir em frente. "Precisamos continuar construindo novas ferramentas para ajudar as pessoas a se conectarem, fortalecer nossas comunidades e deixar o mundo mais próximo e unido."
Na conferência aos investidores realizada após a divulgação dos resultados, Mark Zuckerberg também reafirmou as ações que a empresa tem feito nas últimas semanas para conter o receio de investidores, usuários e reguladores – como alterar termos de uso, políticas de privacidade e criar ferramentas para tornar propagandas (comerciais ou políticas) mais transparentes. Ele voltou a citar as eleições do Brasil como uma das prioridades de sua plataforma em 2018.
Números. Financeiramente, a empresa também deu sinais de vigor neste balanço. No primeiro trimestre deste ano, o Facebook teve receita de US$ 11,97 bilhões, em crescimento de 50% na comparação com o mesmo período do ano ano passado. A empresa também teve um salto relevante em seus lucros, com alta de 63% – ao todo, colocou em seus cofres US$ 4,99 bilhões nos três primeiros meses de 2018. Os dois resultados superaram as expectativas divulgadas por analistas em Wall Street, que esperavam crescimentos menores.
É cedo para dizer, porém, qual o verdadeiro impacto da polêmica e do movimento #deleteFacebook, surgido após o início do escândalo nos resultados do Facebook – afinal, a prática da Cambridge Analytica, associada ao pesquisador Aleksandr Kogan, da Universidade de Cambridge, foi revelada em 17 de março pelos jornais The Observer e The New York Times. É bastante provável que um cenário mais detalhado apareça apenas no próximo balanço trimestral da empresa, que compreenderá o período entre abril e junho de 2018.
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Além disso, as mudanças realizadas pela empresa nas últimas semanas tem potencial de influenciar o desempenho da rede social, seja por dar mais controle de privacidade aos usuários, fechar a porta para desenvolvedores (que criam aplicativos que mantém os usuários na plataforma) ou reduzir o potencial de impacto que uma propaganda pode ter, afugentando anunciantes.
Outro fator que poderá impactar a atividade da empresa nos próximos três meses é a implementação da nova lei de proteção de dados europeia (GDPR, na sigla em inglês), que entrará em vigor em 25 de maio. O Facebook já se adiantou às mudanças da regulação, que dá mais controle aos usuários pela forma como seus dados são utilizados por anunciantes e empresas na internet – segundo a empresa, esse controle estará disponível para todos os usuários no mundo. Nesta quarta-feira, na conferência com investidores, o diretor financeiro da empresa, David Wehner, alegou que o GDPR pode impactar as receitas da empresa. "Qualquer atividade que promova mudanças na forma como anunciantes usam dados pode nos afetar", declarou o executivo.
Entenda o escândalo do uso de dados do Facebook pela Cambridge Analytica
1 / 23Entenda o escândalo do uso de dados do Facebook pela Cambridge Analytica
16 de março
O primeiro capítulo da polêmica aconteceu em 16 de março, uma sexta-feira, quando o Facebook suspendeu a consultoria Cambridge Analytica, conhecida po... Foto: EFE/Alex HowardMais
17 de março
No dia seguinte, os jornais The Observer e The New York Times publicaram as reportagens que revelaram o escândalo a partir de revelações feitas pelo i... Foto: Andrew Testa/NYTMais
19 de março
No primeiro dia útil após a revelação dos escândalos, o Facebook perdeu US$ 36 bilhões em valor de mercado após ver suas ações caírem 6,7%, com fuga d... Foto: ReutersMais
20 de março
No dia seguinte, Mark Zuckerberg começou a ser convocado para prestar esclarecimentos nos EUA e no Reino Unido sobre o assunto; em paralelo, governos ... Foto: AP/Marcio José SanchezMais
20 de março, parte 2
No mesmo dia, começou a ganhar força o movimento #deleteFacebook – a hashtag publicada em redes sociais conclamava os usuários a abandonarem a rede so... Foto: Nilton Fukuda/EstadãoMais
21 de março
Pela primeira vez,o presidente executivo da Cambridge Analytica, Alexander Nix, admitiu que sua empresa pode ter influenciado drasticamente os resulta... Foto: ReutersMais
21 de março, parte 2
No dia 21 de março,Zuckerberg falou pela primeira vez sobre o caso, assumiu a responsabilidade pelos erros cometidos e pediu desculpas aos usuários. E... Foto: Jim Wilson/NYTMais
21 de março, parte 3
André Torretta, executivo de marketing político brasileiro, havia assinado uma parceria com a Cambridge Analytica para atuar nas eleições de 2018 no B... Foto: Daniel Teixeira/EstadãoMais
23 de março
Elon Musk, fundador da Space X e da Tesla, foi outro que aderiu ao #deleteFacebook, após ser desafiado por um usuário no Twitter; enquanto isso, a Câm... Foto: NYTMais
25 de março
Em meio ao escândalo, uma nova revelação: o Facebook coletou registros de chamadas e mensagens enviadas por SMS feitas por usuários de Android nos últ... Foto: ReutersMais
26 de março
No dia 26 de março, as ações do Facebook voltaram a despencar, depois que a autoridade regulatória de comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em in... Foto: NYTMais
28 de março
Além de pedir desculpas publicamente, o Facebook também começou a se esforçar para realizar mudanças na rede social a fim de convencer usuários, inves... Foto: FacebookMais
28 de março
Outro esforço tomado pela rede social foi o de cortar laços com provedores de dados do mundo todo – empresas que reúnem informações pessoais e de paga... Foto: ReutersMais
4 de abril
Na manhã de 4 de abril, o presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que concordou em ir depor ao Congresso americano e responder às ... Foto: ReutersMais
4 de abril, parte 2
No mesmo dia, o Facebook anunciou novas versões de seus termos de uso e políticas de privacidade – os textos, que permaneceram em consulta por uma sem... Foto: Reuters/Dado RuvicMais
4 de abril, parte 3
Além disso, o Facebook também divulgou informações de suas investigações internas sobre o escândalo da Cambridge Analytica. Ao todo, 87 milhões (e não... Foto: AFPMais
9 de abril
No dia 9 de abril, o Facebook passou a notificar todos os usuários que tiveram seus dados compartilhados com aconsultoria Cambridge Analytica (cuja se... Foto: ReutersMais
10 de abril
No dia 10 de abril, o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, depôs durante cinco horas no Senado americano – ele respondeu a perguntas de todo tipo ... Foto: AFPMais
11 de abril
No dia seguinte, mais cinco horas de depoimentos de Mark Zuckerberg – desta vez na Câmara dos Deputados, onde enfrentou maior pressão e admitiu que se... Foto: ReutersMais
20 de abril
Em 20 de abril, a rede social a divulgar os novos termos de uso para seus usuários nos Estados Unidos e na Europa. Lá fora, o documento recebeu altera... Foto: AP/Jeff RobersonMais
23 de abril
Em 23 de abril, aFederal Trade Comission (FTC), órgão que regula o comércio e as empresas nos EUA, divulgou uma auditoria feita pela consultoria Price... Foto: Reuters/Stoyan NenovMais
24 de abril
O pesquisador Aleksandr Kogan veio a pública na semana de 24 de abril para falar sobre sua participação no caso. Ele pediu desculpas por seu envolvime... Foto: AP/CBS NewsMais
24 de abril, parte 2
Pela primeira vez, o Facebook divulgou as diretrizes que utiliza em algoritmos e equipe de moderadores para identificar e retirar conteúdo inadequado ... Foto: Reuters/Aaron P. BernsteinMais