Facebook abusa de poder dominante ao coletar dados, diz governo alemão
Companhia está sob investigação na Alemanha há meses e diz que alegações sobre natureza de sua atividade são imprecisas
PUBLICIDADE
Por Agências
Atualização:
O principal órgão de defesa da concorrência da Alemanha afirmou nesta terça-feira, 19, que o Facebook tem abusado de sua posição dominante de mercado ao coletar dados dos usuários. A declaração desafia o modelo de negócio da rede social, que tenta monetizar os dados pessoais de seus mais de 2 bilhões de usuários por meio de publicidade direcionada.
PUBLICIDADE
O Federal Cartel Office apresentou dados preliminares de sua investigação que já dura 20 meses. O órgão diz que o Facebook teve, neste período, uma posição dominante em relação a outras redes sociais. A companhia dirigida por Mark Zuckerberg, por outro lado, classificou as alegações como imprecisas.
O caso está sendo acompanhado de perto na Alemanha, onde preocupações sobre a privacidade dos dados dos usuários são mais fortes devido ao histórico de espionagem durante o Nazismo. O Facebook tem divulgado uma campanha de marketing para reduzir essa preocupação de seus usuários no país.
Separadamente à investigação, a Alemanha pretende introduzir no próximo ano uma lei que pode cobrar multas de até € 50 milhões de redes sociais que falharam para remover postagens que contenham discurso de ódio, algo que é considerado crime na Alemanha.
A autoridade de defesa da concorrência se opôs ao requerimento do Facebook de acessar dados de terceiros quando uma conta é aberta -- como do WhatsApp e Instagram, que também são produtos da empresa.
"Acima de tudo, nós vemos que a coleta de dados fora da rede social Facebook e a inclusão dessas contas são problemáticas", disse o presidente do órgão, Andreas Mundt, em nota.
Esse não foi o único revés do Facebook na Europa hoje. A companhia também foi impedida pelo governo francês de compartilhar dados dos usuários do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. Segundo o órgão de defesa da privacidade dos dados na França, o WhatsApp falhou em obter o consentimento dos usuários sobre o compartilhamento de informações entre as duas empresas, após a aquisição.
Publicidade
A história do Facebook em 30 fotos
1 / 22A história do Facebook em 30 fotos
Prólogo
Em 28 de outubro de 2003, Mark Zuckerberg lança o Facemash, um predecessor do Facebook. Usando fotos do sistema de alunos de Harvard, o site pedia aos... Foto: ReproduçãoMais
Início
Em 4 de fevereiro de 2004, quatro estudantes de Harvard fundam uma rede social voltada para estudantes da universidade,o Thefacebook: Mark Zuckerberg,... Foto: DivulgaçãoMais
Investimentos
Em junho de 2004, a rede social já havia se expandido para outras universidades e recebeu seu primeiro investimento, feito pelo investidor Peter Thiel... Foto: NYTMais
Plágio
Em 2004, os ex-colegas de Mark Zuckerberg em Harvard, os irmãos Cameron e Tyler Winklevoss entram com uma ação judicial contra o Facebook, alegando qu... Foto: NYTMais
1 milhão de amigos
Com Sean Parker na presidência, o Facebook conquista 1 milhão de usuários em 30 de dezembro de 2004. Meses depois, a empresa transfere sua sede para u... Foto: NYTMais
'Não, não, não'
Em março de 2006, o Yahoo oferece US$ 1 bilhão para comprar o Facebook, mas Mark Zuckerberg rejeita a proposta. Foto: NYT
Feed de notícias
Em setembro de 2006, o Facebook lança o News Feed (Feed de Notícias, em português): uma página que se atualizava automaticamente através de um algorit... Foto: ReproduçãoMais
Para menores
Inicialmente voltado para universitários de faculdades de renome nos Estados Unidos, o Facebook se abre, em setembro de 2006,para qualquer usuário a p... Foto: ReutersMais
Abertura
Em 2007, buscando superar rivais como o MySpace, o Facebook abre sua plataforma de dados (API, na sigla em inglês) para desenvolvedores criarem aplica... Foto: ReutersMais
Microsoft
Em outubro de 2007, a Microsoft adquire 1,4% das ações do Facebook, o que faz a empresa ser avaliada em US$ 15 bilhões. Foto: Reuters
Tchau, Myspace
Maior rede social do mundo até 2009, o MySpace é destronado da liderança pelo Facebook em maio daquele ano: segundo números da ComScore, a rede social... Foto: EstadãoMais
Fazenda Feliz
Lançado pela Zynga em 2010, FarmVille se torna o primeiro grande game a ser jogado dentro do Facebook. O jogo tinha um objetivo simples: o usuário ass... Foto: ReproduçãoMais
Curtida
Em junho de 2010, a empresa lança uma de suas marcas registradas: o botão de "Like" – aqui no Brasil, o like é chamado de curtida. Em Portugal, ele é ... Foto: ReutersMais
A Rede Social
Estreia em outubro de 2010 o filmeA Rede Social, que conta a história dos primeiros anos do Facebook. O filme, dirigido por David Fincher (Seven)e com... Foto: ReproduçãoMais
Mensageiro
Em 9 de agosto de 2011, o Facebook lança o Facebook Messenger: inicialmente um substituto para o chat interno que havia na rede social, o Messenger se... Foto: ReutersMais
Linha do tempo
Em setembro de 2011, o Facebook introduz a Linha do Tempo (Timeline), uma função que alterava os perfis dos usuários: no lugar de informações detalhad... Foto: ReproduçãoMais
Abertura de capital
Em 18 de maio de 2012, o Facebook realiza sua abertura de capital na bolsa de valores Nasdaq, em Nova York: com preços iniciais de US$ 38, as ações da... Foto: ReutersMais
'Bota no Insta'
Criado pelo americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, a rede social de fotografias Instagram é comprada pelo Facebook por US$ 1 bilhão e... Foto: NYTMais
Internet.org
Em parceria com seis empresas (Samsung, Ericsson, MediaTek, Nokia, Opera e Qualcomm), Mark Zuckerberg lança o Internet.org em agosto de 2013. A intenç... Foto: ReutersMais
Zap Zap
Em fevereiro de 2014, o Facebook anunciou a aquisição do WhatsApp, um dos principais aplicativos de mensagem da atualidade, por US$ 21,8 bilhões (em v... Foto: ReutersMais
Reações
O velho botão de curtir ganhou novos companheiros em abril de 2016: desde então, as pessoas podem reagir às publicações dos amigos com "Amei", "Haha" ... Foto: ReutersMais
Feed de Notícias
Criticado pela disseminação de notícias falsas, o Facebook decidiu reagir em janeiro de 2018: naquele mês, a empresa disse que iria alterar seu algori... Foto: ReutersMais