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Facebook começa a notificar usuários cujos dados foram compartilhados

Rede social irá notificar gradualmente todos os usuários afetados enviando uma mensagem

Por Redação Link
Atualização:
Executivo ainda não se pronunciou publicamente sobre escândalo da Cambridge Analytica Foto: Jim Wilson/The New York Times

Usuários do Facebook poderão verificar se fazem parte dos 87 milhões de usuários que tiveram seus dados coletados pela Cambridge Analytica a partir desta segunda-feira, 9. A rede social notificará gradualmente todos os usuários afetados enviando uma mensagem detalhada em seu feed de notícia.

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Dentre eles, ao menos 443 mil brasileiros devem receber a notificação. Essa é a quantidade de usuários do Brasil que tiveram os dados coletados pela empresa, segundo divulgou o Facebook.

Além do alerta, todos os 2,2 bilhões de usuários receberão um aviso chamado “Protegendo suas informações”, segundo divulgou o site do jornal britânico The Guardian. A rede social irá redirecionar seus usuários para ver quais aplicativos eles usam e quais informações pessoais foram compartilhadas com esses aplicativos. Despois, os usuários poderão desativar o uso de apps dentro da plataforma, caso desejarem.

Entenda o caso. Reportagens dos jornais The New York Times e The Observer, de Londres, revelaram que a empresa de inteligência Cambridge Analytica colheu informações privadas de mais de 50 milhões de usuários do Facebook, em um esforço para beneficiar a campanha eleitoral do presidente americano, Donald Trump, em 2016.

A empresa britânica de inteligência digital coleta e relaciona dados para ações de marketing digital feitas por companhias e políticos. No caso em questão, ela usou o método para desenvolver ações para influenciar o cenário político americano e favorecer Trump.

Atingir o objetivo só foi possível graças a uma parceria com outra empresa, a também britânica Global Science Research, liderada por Aleksandr Kogan, pesquisador da Universidade de Cambridge. Ele criou um quiz online, chamado This is your digital life(Esta é sua vida digital), que exigia que as pessoas conectassem sua conta do Facebook para ser acessado. Isso permitiu que o quiz de Kogan obtivesse informações pessoais dos usuários da rede social e de seus amigos.

Os dados obtidos por meio do teste foram vendidos pela Global Science à Cambridge Analytica, numa clara violação aos termos de uso do Facebook. Isso permitiu que a empresa de inteligência cruzasse dados com outras fontes e chegasse a um perfil preciso das pessoas, usado para enviar mensagens direcionadas – incluindo notícias falsas – para influenciar votos.

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