Facebook e Instagram passam por instabilidade nesta quinta-feira

Redes sociais de Mark Zuckerberg ficaram fora do ar para alguns usuários

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
Usuários relataram no Twitter que não conseguiam acessar o Facebook e o Instagram nesta quinta-feira, 8 Foto: Dado Ruvic/Reuters

As redes sociais FacebookInstagram, empresas de Mark Zuckerberg, enfrentaram instabilidade na noite desta quinta-feira, 8, para alguns usuários do mundo, incluindo o Brasil. 

PUBLICIDADE

De acordo com o site Down Detector, conhecido por apontar falhas em serviços na internet, houve um pico de reclamações às 18h20 para ambas as redes sociais. As reclamações também vieram de outros países da América Latina, como Chile, Colômbia e Equador. A partir das 19h, porém, as reclamações diminuíram e os serviços pareciam ter voltado para a maioria dos usuários. 

Em resposta ao Estadão, o Facebook confirmou que teve problemas. “Hoje mais cedo uma mudança de configuração fez com que os serviços do Facebook ficassem indisponíveis para algumas pessoas. Rapidamente investigamos e corrigimos o problema. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente", disse a empresa.

Integração de plataformas

Em março passado, as duas redes sociais e o WhatsApp, também comandado por Zuckerberg, ficaram fora do ar por cerca de 50 minutos. As últimas instabilidades foram reportadas em julho e setembro de 2020. Antes disso, em maio, uma falha centralizada na América Latina impossibilitou a execução de funções básicas como envio de mensagens, comentários e realização de publicações nos três serviços. Em março daquele ano, as redes sociais do grupo chegaram a ficar fora do ar por quase 24 horas depois de mudanças nas configurações dos servidores da companhia.

Com a maior integração entre as três plataformas, é comum que todos os serviços da empresa passem por instabilidade de maneira conjunta.

Entre especialistas, corre a especulação de que parte dos problemas frequentes tem sido causados pelo plano de integração entre WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger, que foi anunciado em janeiro de 2019 e que teve início em 30 de setembro de 2020 com a integração do Facebook Messenger e Instagram. O recurso irá permitir que as pessoas se comuniquem de um mensageiro para o outro, sem trocar de aplicativo.

Publicidade

Memes

Usuários perceberam o caso nesta quinta-feira e foram ao Twitter reclamar da falha, sempre com muito bom humor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.