Facebook estuda assinaturas para ter rede social sem anúncios, diz fonte
A empresa já teria estudado a proposta em outras oportunidades, mas a aceitação não foi positiva; ideia tenta melhorar imagem da rede social que hoje usa dados de usuários para direcionar anúncios
Por Redação Link
Atualização:
O Facebook está fazendo pesquisas de mercado para avaliar se os usuários estariam dispostos a pagar uma assinatura para ter uma versão da rede social livre de anúncios, segundo informaram fontes à agência de notícias Bloomberg.
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A ideia de criar uma versão paga do Facebook não é uma novidade para a empresa. Pesquisas feitas em anos anteriores, no entanto, indicaram que a proposta não seria bem aceita pelos usuários – a visão é de que o Facebook seria uma empresa gananciosa e que pediria dinheiro por algo que sempre foi gratuito. Vale lembrar que um dos slogans da rede é "é gratuito – e sempre será."
O modelo de assinaturas, porém, voltou a ser discutido depois que a rede social se envolveu no escândalo de privacidade e uso de dados de pessoais de seus usuários. Na visão dos executivos do Facebook, a crise de confiança pública pode ter mudado o humor dos usuários.
O serviço de assinatura seria um caminho totalmente novo para a rede social, principalmente porque publicidade é a principal fonte de renda do Facebook atualmente. No ano passado, por exemplo, praticamente todos os US$ 41 bilhões em receitas da empresa foram conquistadas vendendo anúncios segmentados que usam como base os dados dos usuários.
Porém, o uso de informações pessoais para segmentar publicidade é malvisto até mesmo dentro da empresa. Desde executivos têm enfrentado perguntas dos funcionários como se é ético o Facebook oferecer publicidade política, diz a Bloomberg.
De outro lado, o presidente da rede social, Mark Zuckerberg, e a diretora de operações, Sheryl Sandberg, tentam divulgar os benefícios da empresa ser apoiada por anúncios. Segundo eles, isso permite que a plataforma alcance um número maior de pessoas, em todos os níveis de renda.
A história do Facebook em 30 fotos
1 / 22A história do Facebook em 30 fotos
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O velho botão de curtir ganhou novos companheiros em abril de 2016: desde então, as pessoas podem reagir às publicações dos amigos com "Amei", "Haha" ... Foto: ReutersMais
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Criticado pela disseminação de notícias falsas, o Facebook decidiu reagir em janeiro de 2018: naquele mês, a empresa disse que iria alterar seu algori... Foto: ReutersMais