PUBLICIDADE

Facebook está contratando especialistas em blockchain, diz site

Quatro de cinco pesquisadores da University College London, fundadores da startup de blockchain Chainspace, já foram convocados pela rede social

Por Redação Link
Atualização:
Rede social está aumentando suadivisão de blockchain Foto: Philippe Wojazer/Reuters

O Facebook está contratando os principais membros da equipe por trás da startup de blockchain Chainspace, revelou nesta terça-feira, 5, o site americano de tecnologia Cheddar. A startup desenvolveu um sistema descentralizado de "contratos inteligentes", que permite facilitar o processo de pagamentos e de outros serviços. A novidade retoma a ideia de que a rede social está desenvolvendo uma função para transferir dinheiro virtual por meio de seus aplicativos.

PUBLICIDADE

Segundo o site americano, a empresa de Mark Zuckerberg fez a aquisição de quase toda a equipe da startup, fundada por pesquisadores da University College London. David Marcus, ex-presidente do PayPal e um dos executivos mais antigos do Facebook, é o responsável por liderar o grupo de blockchain na rede social.

Quatro dos cinco pesquisadores que criaram a Chainspace estão se juntando à divisão de blockchain do Facebook, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Dois deles, Alberto Sonnino e George Danezis, já colocaram na rede social LinkedInque estão trabalhando como pesquisadores de blockchain no escritório de Londres do Facebook.

O site da Chainspace recentemente publicou que a equipe por trás da startup está "mudando para algo novo". Fontes do site americano disseram que a startup vai fechar porque a rede social contratou a maioria de seus funcionários.

A Chainspace estava no processo de levantar uma rodada de financiamento de menos de US$ 4 milhões, segundo pessoas a par do assunto. Os primeiros patrocinadores do Chainspace incluem a Lemniscap e a MW Partners.

Estratégia. Um porta-voz do Facebook confirmou ao Cheddar que a empresa havia contratado funcionários da Chainspace, mas se recusou a comentar sobre contratações específicas. Ainda de acordo com o porta-voz, o Facebook não está adquirindo nenhuma tecnologia da Chainspace.

“Como muitas outras empresas, o Facebook está explorando maneiras de alavancar o poder da tecnologia blockchain. Esta nova equipe está explorando muitos aplicativos diferentes. Não temos mais nada para compartilhar.”

Publicidade

Interesse. O Cheddar publicou no ano passado que o Facebook estudava lançar sua própria moeda virtual. Recentemente, a agência de notícias Bloomberg disse que a nova criptomoeda deverá ser apoiada em em créditos fiduciários e poderá ser distribuída pelo WhatsApp.

O Facebook ainda pode adquirir mais empresas de blockchain. A rede social também manteve conversas com a Algorand, uma plataforma de pagamentos baseada em blockchain, que arrecadou cerca de US$ 66 milhões até o momento. O Algorand não comentou o assunto.

O Facebook Messenger já permite que usuários transfiram dinheiro pelo aplicativo – entretanto, a ferramenta só está disponível no Estados Unidos, Reino Unido e França. O mensageiro da rede social costuma antecipar tendências e recursos que acabam no WhatsApp. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.