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Facebook expande verificação de fatos na Índia antes de eleição

A rede social adicionou cinco novos parceiros à sua rede de verificação de fatos; as eleições gerais da Índia acontecem em maio deste ano

Por Redação Link
Atualização:
A rede social quer criar mais transparência antes das eleições gerais da Índia Foto: REUTERS/Dado Ruvic

A rede social Facebook afirmou nesta segunda-feira, 11, que está expandindo sua rede verificação de fatos na Índia – a medida pretende conter a propagação da desinformação durante as eleições gerais do país, que acontecem em maio deste ano. A Índia é o maior mercado do Facebook em número de usuários. 

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Em comunicado, o Facebook informou que adicionou cinco novos parceiros à sua rede de verificação de fatos – até então, a empresa tinha apenas duas empresas na equipe. Entre os novos parceiros está o Índia Today Group, uma importante agência de mídia local. 

O Facebook ainda afirmou na semana passada que está fortalecendo as regras sobre propagandas políticas na Índia. A rede social quer criar mais transparência antes das eleições gerais do país.

Notícias falsas. Além de sua importância nos negócios da rede social, a Índia se tornou um assunto delicado para o Facebook devido aos acontecimentos no país decorrentes da disseminação de notícias falsas. No ano passado, o aplicativo WhatsApp, que é do Facebook, foi responsabilizado por uma onda de linchamentos na Índia.

Desde então, a empresa está sendo pressionada a tomar medidas para combater notícias falsas em sua plataforma na região. A rede social inclusive adotou regras específicas para a Índia: em julho de 2018, foi adotado no país o limite de cinco reenvios de mensagens, enquanto o resto do mundo podia encaminhar até 250 mensagens. Em janeiro deste ano, o Facebook expandiu globalmente a regra de cinco reenvios.

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