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Facebook investe US$ 3 mi em aceleradora para veículos de comunicação

Rede social criou programa para impulsionar assinaturas digitais de um grupo de até 15 jornais ou sites nos EUA; empresas de mídia receberão mentoria e treinamentos

27/02/2018 | 13h26

  •      

 Por Redação Link - O Estado de S.Paulo

Facebook lança programa de aceleração para empresas de mídia

Dado Ruvic/Reuters

Facebook lança programa de aceleração para empresas de mídia

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A rede social Facebook anunciou nesta terça-feira, 27, um investimento de US$ 3 milhões em um novo programa para impulsionar o número de assinantes de veículos de comunicação nos Estados Unidos. O projeto funcionará como uma aceleradora, formato comum no ecossistema de startups, que receberá representantes de um grupo entre 10 e 15 jornais e sites para oferecer mentoria e capacitação, além de permitir que eles desenvolvam projetos com o objetivo de aumentar o número de seus assinantes.

"Nós geralmente falamos com os veículos de imprensa sobre o futuro do jornalismo e eles nos dizem que assinantes digitais são críticos para a sustentabilidade do negócio em longo prazo", afirmou a chefe de parcerias com imprensa do Facebook, Campbell Brown, em postagem no site oficial.

De acordo com a empresa, Tim Griggs, ex-executivo do jornal The New York Times e consultor na área digital, desenvolveu o currículo do programa, que inclui capacitação sobre como entender a audiência online, construir planos de marketing digital e sobre o processo de aquisição de assinantes digitais. Para participar, os veículos deverão se reunir pessoalmente com a equipe do Facebook uma vez por mês. Nesses encontros, eles terão treinamentos, mas não restritos ao uso de ferramentas do Facebook. A empresa oferecerá verba para o desenvolvimento dos projetos.

Entre os veículos que participarão da primeira turma da aceleradora estão os jornais The Boston Globe, The Chicago Tribune, The San Francisco Chronicle e The Seattle Times. Segundo o Facebook, os materiais e conclusões obtidas durante o programa serão compartilhados com outros veículos americanos por meio de associações, como Local Media Consortium, Local Media Association e News Media Alliance.

A empresa afirmou que, para além do programa, anunciará outros investimentos adicionais em breve "em organizações e programas comprometidos em fortalecer o futuro do jornalismo", mas não divulgou outros detalhes.

Polêmica. O anúncio feito por Campbell acontece menos de um mês depois de a executiva virar alvo de críticas após dizer que "seu trabalho não é fazer a imprensa feliz". A declaração foi feita durante a conferência Code Media, realizada no início de fevereiro na Califórnia, nos Estados Unidos. Na ocasião, Campbell rebateu as fortes críticas durante o evento sobre as mudanças que o Facebook promoveu em sua linha do tempo, reduzindo o alcance de postagens de notícias no site, ao mesmo tempo em que fortaleceu a presença de postagens de amigos e familiares de seus usuários.

O novo programa faz parte da iniciativa Facebook para Jornalismo, anunciada pela rede social em janeiro do ano passado. O objetivo da empresa, na época, era colaborar com os veículos de comunicação para oferecer ferramentas que permitam entender a forma como as pessoas consomem notícias na rede social. Desde então, os ventos mudaram e a empresa tem sido criticada constantemente pelas estratégias adotadas para conter o fenômeno das notícias falsas, que tomaram a rede social nos últimos anos. Para muitos especialistas, algumas das medidas podem ter efeito contrário ao desejado, impulsionando ainda mais a circulação de informações inverídicas na rede social.

Relembre as principais mudanças na linha do tempo do Facebook

  •      
Mudanças no Facebook

Foto: Robert Galbraith/Reuters

No início do ano, Mark Zuckerberg, fundador da rede social mais famosa do mundo anunciou grandes alterações no algoritmo, programa que define o que aparecerá no feed de notícias dos usuários. Mas essa não foi a única alteração na rede social. Selecionamos para você algumas das principais mudanças feitas pelo Facebook no feed de notícias.

23/08/2013 - Olá, empresas!

Foto: Dado Ruvic/Reuters

O algoritmo do Facebook já privilegiou páginas de empresas. Uma mudança feita no algoritmo em 2013 fazia um ranking para que os usuários vissem postagens mais interessantes das páginas de empresas, ONGs ou personalidades que curtiu. A alteração incentivou companhias de todos os portes a entrarem na plataforma para se aproximarem de seus clientes.

03/12/2013 - Notícias são prioridade

Foto: Dado Ruvic/Reuters

Não, você não leu errado. O Facebook já preferiu que os seus usuários lessem mais notícias em sua plataforma que os memes compartilhados por amigos. Com isso, a rede social queria priorizar conteúdos de qualidade que criassem engajamentos no site e incentivou empresas de mídia do mundo inteiro a divulgarem suas reportagens na plataforma.

18/09/2014 – O sonho do engajamento do Twitter

Foto: Dado Ruvic/Reuters

O Facebook já quis ter um engajamento semelhante ao Twitter. Para isso, mudou o tipo de conteúdo que aparecia no feed de notícias e o tempo que ele duraria entre as principais publicações. Assuntos mais falados no momento e a quantidade de curtidas no post eram os principais termômetros do algoritmo para manter as publicações no topo.

22/04/2015 - Produção de amigos

Foto: Toby Melville/Reuters

A rede social mudou pela primeira vez o algoritmo para privilegiar postagens de amigos e familiares em 2015. A novidade foi justificada por um estudo feito pelo Facebook que privilegiava conteúdos produzidos por amigos com maior interação na plataforma. Quantos mais curtidas e comentários trocados, mais chances do usuário ler sobre o amigo.

29/06/2016 - Muita informação e pouco envolvimento

Foto: Dado Ruvic/Reuters

Com o boom das empresas na rede social, o Facebook mudou o algoritmo para tentar resolver o dilema da interação dos usuários. No feed apareciam muito mais informações de empresas - que gerava pouco engajamento - que as postagens de amigos e familiares que garantiam curtidas e comentários.

05/04/2017 - Contra 'pornô de vingança'

Foto: Dado Ruvic/Reuters

O algoritmo foi alterado para impedir o compartilhamento de imagens íntimas sem autorização, conhecido como 'pornô de vingança'. A mudança também bloqueia automaticamente o compartilhamento de imagens classificadas nesse tipo de crime.

12/01/2018 - Contra notícias falsas

Foto: Ralph Orlowski/Reuters

Maior mudança dos algoritmos até então, a empresa anunciou que reduzirá a aparição de notícias e publicações de empresas para evitar a propagação de notícias falsas. A alteração aconteceu em meio a pressões de órgãos de fiscalização que queriam regulamentar o algoritmo da rede social, acusado de propagar desinformação.

29/01/2018 - Mais notícias locais

Foto: Dado Ruvic/Reuters

Semanas após anunciar a redução do aparecimento de notícias no feed, o Facebook disse que o algoritmo privilegiará o aparecimento compartilhamentos de notícias feitas por amigos que contenha assuntos locais e regionais.

    Tags:

  • Facebook
  • jornalismo

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