Foxconn vai começar a fabricar iPhones na Índia
Fornecedora da Apple vai montar modelos mais caros de celular no país asiático para reduzir impacto de guerra comercial entre EUA e China
27/12/2018 | 18h38
Por Redação Link - O Estado de S. Paulo
Foxconn, principal fabricante de produtos da Apple, busca saídas para reduzir impacto de guerra comercial entre EUA e China, onde tem suas maiores plantas
Leia mais
A Apple começará a utilizar uma linha de produção da Foxconn na Índia para montar iPhones localmente. Segundo fontes familiarizadas com o assunto, será a primeira vez que a companhia de Taiwan fabricará o iPhone no País. A planta será localizada na cidade de Sriperumbudur, no sul da Índia, e vai cuidar da produção de dispositivos da família X, como os iPhones XR, XS e XS Max, anunciados em setembro de 2018.
Segundo fontes governamentais, a Foxconn vai investir US$ 356 milhões no local – os recursos serão utilizados para a expansão da fábrica e poderão gerar até 25 mil empregos, disse à Reuters o ministro das indústrias de Tamil Nadu, província onde se localiza Sriperumbudur, MC Sampath. De acordo com outra fonte próxima ao assunto, a Apple adotou a estratégia de montar iPhones na Índia para reduzir os impactos de uma guerra comercial entre os EUA e a China, onde são fabricados hoje os principais aparelhos da empresa de Tim Cook.
Hoje, a Apple monta apenas os modelos mais baratos SE e 6S na Índia, por meio da unidade local da Wistron, em Bengaluru. Suas vendas na Índia também se concentram em celulares de baixo custo – mais da metade de seu volume de vendas é impulsionado por modelos mais antigos que o iPhone 8, lançado em 2017, de acordo com a consultoria Counterpoint.
A porta-voz da Apple, Trudy Muller, e a Foxconn não falaram sobre o assunto. A fabricante taiwanesa também não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário sobre o investimento em Tamil Nadu. Os detalhes do acordo entre as empresas ainda não estão claros e podem mudar.