PUBLICIDADE

França e Holanda defendem que União Europeia regule gigantes de tecnologia

Os governos dos dois países apoiam a criação de uma autoridade europeia para regulação de empresas como Google e Facebook

Por Agências
Atualização:
A União Europeia trabalha em uma regulação para definir normas mínimas para compartilhamento de dados por empresas de tecnologia Foto: Mike Blake/Reuters

Os governos de França e Holanda defenderam nesta quinta-feira, 15, a criação de uma autoridade europeia para regulação de gigantes de tecnologia como Google e Facebook.

PUBLICIDADE

O posicionamento dos dois países aumenta a pressão sobre comissária de defesa de concorrência da União Europeia, Margrethe Vestager, que está trabalhando em uma regulação, conhecida como Ato de Serviços Digitais, que tem como objetivo definir normas mínimas para compartilhamento de dados e diretrizes para a atuação de marketplaces digitais.

Em um comunicado conjunto, os governos de França e Holanda afirmaram que a autoridade em questão deveria ser capaz de evitar que plataformas de companhias de tecnologia impeçam o acesso a seus serviços “a menos que tenham uma justificativa objetiva”. 

O governo holandês afirmou que as plataformas “podem impedir a entrada de novas companhias e limitar a liberdade de escolha dos consumidores e empresários”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.