O regulador da França anunciou nesta quinta-feira, 10, uma multa de€ 100 milhões sobre o Google e de€ 35 milhões sobre a Amazon, sob o argumento de que as empresas desrespeitaram a legislação local sobre "cookies", os pequenos arquivos instalados em dispositivos que ajudam a monitorar os hábitos de quem navega por sites e aplicativos.
A Comissão Nacional de Informática e das Liberdades (CNIL) diz em dois comunicados que as empresas instalaram cookies publicitários nos usuários de seus serviços na internet sem o consentimento prévio nem informações suficientes sobre a operação. Os "cookies" são pequenos pacotes de dados enviados por um site para o navegador do usuário. Eles facilitam a navegação, mas podem também servir a fins publicitários e para rastrear os usuários pela internet. O regulador francês pede que as companhias americanas possam se adequar à legislação local sobre o tema e ameaça adotar mais multas, caso isso não ocorra.
O regulador descobriu que os sites franceses das empresas não buscavam o consentimento prévio dos visitantes antes que os cookies de publicidade fossem salvos em computadores, disse a agência em comunicado.
O Google e a Amazon também não forneceram informações claras aos usuários sobre como as empresas pretendiam usar os cookies e como os visitantes de seus sites franceses poderiam recusar tal uso, disse a agência.
A CNIL disse que as empresas têm três meses para mudar os avisos informando sobre os cookies. Se não o fizerem, serão penalizadas com multa adicional de 100.000 euros por dia até o cumprimento.
A multa contra o Google é a maior já emitida pela CNIL, disse um porta-voz do órgão. /COM INFORMAÇÕES DA REUTERS