• Estadão
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Internacional
  • Esportes
  • Brasil
  • São Paulo
  • Cultura
  • PME
  • Jornal do Carro
  • E+
  • Paladar
  • Link

Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
Assine Estadão
formulário de busca

França pode investigar domínio de Google e Facebook na publicidade digital

Autoridade de concorrência do país europeu está preocupada com domínio das duas empresas nesse mercado; globalmente, empresas têm 84% das receitas do setor, excetuando a China

06/03/2018 | 18h03

  •      

 Por Agências - Reuters

Facebook e Google responderam por 84% dos gastos com anúncios em internet fora da China em 2016, segundo dados da consultoria WMedia, da agência WPP. 

AP Photo/Mark Lennihan

Facebook e Google responderam por 84% dos gastos com anúncios em internet fora da China em 2016, segundo dados da consultoria WMedia, da agência WPP. 

Leia mais

  • Facebook e Google são 'bens públicos' e devem ser tratados como tal, diz Obama
  • É preciso olhar monopólio do Facebook, diz presidente da CNN

A autoridade de concorrência da França disse nesta terça-feira, 6, que pode abrir investigação sobre Facebook e Google “nos próximos meses”, após uma avaliação aprofundada concluir que as duas empresas dominam o mercado francês de publicidade online. 

O órgão regulador informou nesta terça-feira que estudava conduzir uma investigação completa em meio ao crescente escrutínio por parte de autoridades europeias diante de grandes grupos da Internet, cujo tamanho e influência no processo de coleta de dados rapidamente os tornaram gigantes de publicidade.

“O que está claro é a posição excessivamente dominante do Google e do Facebook”, disse a presidente do órgão antitruste francês, Isabelle de Silva.

O relatório da autoridade destacou que as duas empresas agiram tanto na publicação quanto como intermediários técnicos para anúncios, o que dava a elas vantagem competitiva.

“O Facebook é apenas uma opção entre muitas outras para anunciantes alcançarem audiências”, afirmou Delphine Reyre, diretora de políticas da rede social para Europa, por meio de comunicado. Facebook e Google responderam por 84% dos gastos com anúncios em internet fora da China em 2016, segundo dados da consultoria WMedia, da agência WPP. 

A situação é parecida na França. Lá, a internet se tornou o veículo número um para anunciantes, superando a televisão, com mais de um terço dos gastos totais com anúncios em 2017, alta de 3,4% ante 2016.

    Tags:

  • França [Europa]
  • Facebook
  • Google

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Mais lidas

  • 1.Honda Civic pode deixar de ser produzido no Brasil em 2022
  • 2.Novo Nissan Note antecipa motor híbrido do Kicks
  • 3.T-Cross e Renegade para PCD têm vendas suspensas
  • 4.Toyota SW4 2021 tem visual renovado e motor mais potente
  • 5.Citroën registra sedã do C3 no Brasil para rivalizar com Onix Plus e Virtus
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2022|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente