PUBLICIDADE

Funcionários do Snapchat podem estar espionando os usuários

Reportagem publicada pela Vice alega que funcionários se apropriaram de uma ferramenta interna para acessar dados pessoais de usuários

Por Redação Link
Atualização:
As publicaçõs efêmeras feitas por usuários do Snapchat podem ser vistas por funcionários da empresa por meio de ferramentas internas Foto: J Emilio Flores/NYT

Os funcionários do Snapchat usam ferramentas internas para espionar os usuários. A informação, noticiada pela Vice, contém a confirmação de dois ex-funcionários que alegaram que o abuso aconteceu várias vezes e foi feito por várias pessoas.

PUBLICIDADE

A ferramenta, chamada SnapLion, foi criada inicialmente para ajudar a empresa a cumprir as solicitações da lei, como se uma publicação feriu regras ou se era o caso da equipe da Snap chamar a polícia. Mas, de acordo com a reportagem, a ferramenta também era usada por várias equipes para acessar dados dos usuários para outras atividades.

Snap disse que proteger a privacidade do usuário é "primordial". "Qualquer percepção de que os funcionários possam estar espionando nossa comunidade é altamente problemática e totalmente imprecisa", disse um porta-voz da Snap em um comunicado enviado por e-mail na última sexta-feira.

A empresa disse ainda que mantém poucos dados de usuários armazenados e conta com políticas e controles para limitar o acesso interno aos dados que tem, incluindo dados de ferramentas projetadas para dar suporte às leis. “O acesso não autorizado de qualquer tipo é uma clara violação dos padrões de conduta comercial e, se detectado, resulta em demissão imediata”, disse a companhia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.