GM vai testar veículos autônomos em Nova York no início de 2018

Testes serão feitos em Manhattan com dois engenheiros nos assentos da frente; simulações são parecidas com as feitas pelo Uber em Pittsburgh

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Com a compra da Strobe, a GM espera acelerar o seu desenvolvimento decarros autônomos. Foto: REUTERS/Rebecca Cook

A General Motors planeja testar veículos totalmente autônomos em Nova York no início de 2018, segundo disse o governador do Estado, Andrew Cuomo, nesta terça-feira, 17. 

O teste programado pela GM e sua unidade de direção autônoma, Cruise Automation, será o primeiro de um veículo autônomo de nível 4 no Estado, disse Cuomo em comunicado enviado à imprensa. 

PUBLICIDADE

Hoje, um carro de nível 3 ainda precisa de um volante e um motorista que pode assumir o controle se o carro tiver algum problema, enquanto o nível 4 promete características totalmente autônomas em pistas específicas. Já um veículo de nível 5 é capaz de navegar por estradas sem qualquer intervenção do motorista e, na sua forma mais pura, não teria volante ou freio.

A GM e a Cruise Automation começarão a realizar testes em Manhattan com um engenheiro no banco do motorista para monitorar o desempenho e uma segunda pessoa no banco do passageiro, segundo o comunicado. É um tipo de teste parecido com o que é feito pelo Uber em Pittsburgh – no mês passado, o Estado teve a oportunidade de andar em um desses veículos. Veja como foi. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.