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Google cobrará comissão por assinatura de jornais

Em entrevista ao jornal inglês Financial Times, Richard Gingras, diretor do Google News, admitiu que empresa pretende cobrar percentual por usuários que ajudar os jornais a conquistarem

24/10/2017 | 05h00

  •      

 Por Redação Link - O Estado de S. Paulo

Richard Gingras, diretor do Google News: ‘a busca só é útil para o usuário se ele acha bom conteúdo’

Tiago Queiroz/Estadão

Richard Gingras, diretor do Google News: ‘a busca só é útil para o usuário se ele acha bom conteúdo’

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O Google pretende cobrar uma comissão de veículos de mídia pelas assinaturas que ajudar as empresas jornalísticas a conquistar. A declaração foi dada por Richard Gingras, diretor do Google News, ao jornal inglês Financial Times, em entrevista publicada nesta segunda-feira, 23. “Queremos construir um ecossistema saudável pelo qual nos beneficiaremos tanto como sociedade como no nosso negócio”, disse Gingras. 

A declaração surge na esteira do anúncio feito de que o Google pretende ajudar jornais e revistas a conquistar novos assinantes, feita no início do mês, e contraria o que Gingras dissera anteriormente. Em entrevista ao Estado no início de outubro, ele negou que o Google cobraria pelo serviço. “Este não é um novo negócio para nós”, declarou, à época.

Segundo Gingras, ainda não há uma previsão de quanto a empresa pretende cobrar pelas novas assinaturas. “Estamos trabalhando nisso, não somos especialistas no modelo de assinaturas. Mas as receitas serão bem generosas (para as empresas jornalísticas)”, disse o executivo ao Financial Times. 

Conhecimento. Para ele, a experiência do Google em lidar com consumidores, bem como a análise de dados e a inteligência artificial, pode ajudar as empresas jornalísticas. “Há jornais em que é preciso dar mais de 20 cliques para fechar uma assinatura”, disse Gingras ao Estado. O executivo crê que, com ajuda do Google, seja possível assinar um jornal com apenas um clique, usando informações já pré-cadastradas. 

Outro plano do Google é em relação ao engajamento dos grupos de mídia com seus assinantes atuais. “Queremos fazer o assinante aproveitar melhor o conteúdo pelo qual já paga”, disse. Um exemplo, de acordo com Gingras, é o seguinte: quando o assinante de determinada publicação fizer uma pesquisa sobre um determinado assunto no Google, o buscador poderá ter uma área específica, nos resultados, mostrando notícias sobre o tema. 

    Tags:

  • Google
  • jornalismo

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