Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca

Google e Facebook elevam gastos com lobby nos EUA em meio a embate regulatório

Altas cifras são registradas à medida que as empresas enfrentam amplo escrutínio de suas práticas

24/01/2019 | 11h14

  •      

 Por Agências - Reuters

Google bateu o seu recorde de dinheiro direcionado para lobby 

Thomas Peters/Reuters

Google bateu o seu recorde de dinheiro direcionado para lobby 

Leia mais

  • França multa Google em € 50 milhões por violar lei de privacidade da UE
  • Facebook pode levar multa recorde nos EUA por violação de privacidade
  • Conheça o homem que roubou a cena no depoimento do chefão do Google

O Google, da Alphabet, revelou em documento trimestral na terça-feira, 22, que gastou US$ 21,2 milhões em lobby com o governo norte-americano em 2018, cifra que supera o recorde registrado em 2012 de US$ 18,22 milhões - nos Estados Unidos, a prática é legal. O novo recorde acontece à medida que a empresa de buscas enfrenta amplo escrutínio de suas práticas.

Em documento enviado ao Congresso no mesmo dia, o Facebook divulgou que também desembolsou em 2018 mais em lobby com o governo do que em qualquer outro ano, chegando a US$ 12,62 milhões. O valor supera os US$ 11,51 milhões gastos um ano atrás, de acordo com o apartidário Centro para Política Responsiva. Ainda segundo a entidade, o Google desembolsou US$ 18,04 milhões em lobby em 2017.

Google e Facebook se recusaram a comentar além das informações que constam nos documentos.

Congressistas norte-americanos e reguladores avaliam novas regras de privacidade e antitruste para controlar o poder de grandes provedoras de serviços de internet, como Google, Facebook e Amazon.

A repercussão regulatória nos Estados Unidos, assim como na Europa e na Ásia, está próxima ao topo de uma lista de preocupações para investidores de tecnologia, de acordo com analistas financeiros.

A Microsoft gastou US$ 9,52 milhões com lobby em 2018, mais que os US$ 8,5 milhões desembolsados em 2017, mas abaixo dos US$ 10,5 milhões de 2013, mostrou documento divulgado pela empresa. Já a Apple desembolsou US$ 6,62 milhões no ano passado, ante recorde de US$ 7,15 milhões em 2017, segundo dados do centro.

    Tags:

  • Facebook
  • Google
  • lobby
  • rede social

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Tendências

  • Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
  • Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
  • Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
  • Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento

Mais lidas

  • 1.O Terça Livre é só o começo
  • 2.Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • 3.Neuralink, de Elon Musk, fez macaco jogar videogame com chip no cérebro
  • 4.De olho no setor industrial, Peerdustry recebe aporte de R$ 3 milhões
  • 5.LG anuncia estilo de vida mais inteligente
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2021|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente