Google é investigado na Irlanda por processamento de dados de localização

Investigação foi informada nesta terça-feira, 4, e tem os dados de localização como alvo do processo

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Google pode receber multa caso as acusações se confirmem Foto: Charles Platieu/Reuters

A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC), órgão regulador de dados na União Europeia, informou nesta terça-feira, 4, que iniciou uma investigação sobre o processamento de dados de localização pelo Google.

PUBLICIDADE

"O inquérito estabelecerá se o Google tem uma base legal válida para o processamento dos dados de localização de seus usuários e se cumpre suas obrigações como controlador de dados no que diz respeito à transparência", afirmou a comissão.

O DPC é o principal órgão regulador de dados da União Europeia para várias gigantes de tecnologia dos EUA, com sede na Irlanda. O órgão segue a lei de privacidade europeia, a chamada GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE). Essas regras dão aos reguladores o poder de aplicar multas por violações de até 4% da receita global de uma empresa ou 20 milhões de euros, o que for maior.

O DPC disse que "recebeu várias reclamações de várias organizações de consumidores em toda a UE, nas quais foram levantadas preocupações com relação ao processamento de dados de localização pelo Google". Em maio, o órgão iniciou sua primeira investigação sobre o Google sobre como a empresa lida com dados pessoais para serem utilizados em anúncios.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.