Hackers russos invadiram sistema interno da Casa Branca; diz CNN

Segundo a emissora CNN, hackers russos invadiram rede interna da Casa Branca, tendo acesso à informações não divulgadas, como a agenda do presidente

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
 

SÃO PAULO – A rede de televisão CNN divulgou nesta quarta-feira, 8, que os Estados Unidos sofreram um ataque de hackers russos, atingindo informações sensíveis. O fato teria acontecido em outubro do ano passado, mas só descoberto agora.

PUBLICIDADE

Segundo a reportagem, a rede invadida não possuía informações confidenciais. Elas, segundo a Casa Branca, transitam em uma rede separada, não atingida pelo ataque. Um exemplo do que os hackers podem ter entrado em contato é a agenda com a programação diária do presidente Barack Obama.

O método utilizado pelos hackers foi complexo. Valendo-se de vários computadores espalhados ao redor do mundo – dificultando a identificação da origem do ataque, eles utilizaram a técnica de phishing, que intercepta dados pessoais. Assim, eles roubaram a identidade de alguém com acesso ao ambiente virtual da Casa Branca.

Esta não é a primeira vez que hackers russos invadem algum sistema norte-americano. Em 2010, a NASDAQ, bolsa de valores dos Estados Unidos especializada em empresas de tecnologia, sofreu um ataque, fazendo com que os criminosos entrassem em contato com informações confidenciais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.