• Estadão
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Internacional
  • Esportes
  • Brasil
  • São Paulo
  • Cultura
  • PME
  • Jornal do Carro
  • E+
  • Paladar
  • Link

Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
Assine Estadão
formulário de busca

Instagram anuncia Adam Mosseri como novo presidente executivo

Executivo trabalha no Facebook desde 2008 e tem forte experiência em design; ele vai substituir Kevin Systrom, que fundou o aplicativo ao lado do brasileiro Mike Krieger

01/10/2018 | 15h27

  •      

 Por Redação Link - O Estado de S. Paulo

Adam Mosseri, novo presidente executivo do Instagram, ocupava o cargo de vice-presidente de produto na empresa

Instagram

Adam Mosseri, novo presidente executivo do Instagram, ocupava o cargo de vice-presidente de produto na empresa

Leia mais

  • Fundadores do Instagram deixaram Facebook por divergências com Zuckerberg
  • Fundadores do Instagram anunciam saída do Facebook

O Instagram anunciou nesta segunda-feira, 1, que Adam Mosseri será o novo presidente executivo da rede social. O executivo assume o posto uma semana após os dois fundadores do Instagram, Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, decidirem deixar seu cargo – segundo fontes próximas à empresa, os dois resolveram sair após conflitos com Mark Zuckerberg, presidente executivo do Facebook, sobre o futuro do aplicativo de fotos. 

Mosseri ocupava o posto de vice-presidente de produto da rede social. Em nota publicada nesta segunda-feira, 1, o Instagram disse que a empresa está entusiasmada com um novo presidente “com forte histórico de design e simplicidade”.

“Acreditamos que Adam se manterá fiel aos valores de comunidade e que o Instagram continuará a prosperar”, disseram Systrom e Krieger, em nota enviada à imprensa na tarde desta segunda-feira, 1.

Mosseri chegou ao Facebook, em 2008, trabalhando na área de design. Logo depois, ele assumiu o posto de gerente de produto na equipe de soluções para dispositivos móveis. Também foi o responsável por supervisionar a linha do tempo.

Agora, o executivo vai supervisionar todas as funções do Instagram e deve montar uma própria equipe de liderança, incluindo chefes nas áreas de engenharia, produto e operações. Os nomes devem ser anunciados nas próximas semanas.

18 mudanças que mostram a evolução do Instagram

  •      
Lançamento

Foto: Thomas White/Reuters

A primeira versão do aplicativo do Instagram foi lançada em 2010. Kevin Systrom, um dos fundadores, acreditava na força da comunicação por meio de imagens e via o celular como o lugar ideal para esses conteúdos visuais. No primeiro dia em que esteve no ar, cerca de 25 mil pessoas fizeram contas na rede social.

Versão para a web

Foto: Jose Luis Gonzalez/Reuters

No começo, o Instagram funcionava exclusivamente em celulares. A partir de 2012, o serviço passou a ser oferecido também para computadores na internet, mas somente para a visualização de perfis e para curtir e comentar em fotos. 

Direct

Foto: Instagram

O Instagram lançou em 2013 o recurso Direct, uma espécie de chat entre duas pessoas ou então em um grupo de até 15 pessoas, que viabilizou a troca de imagens e vídeos de forma privada entre os usuários. 

Vídeos

Foto: Instagram

“Alguns momentos precisam mais do que uma imagem estática para ganharem vida”. Foi assim que o Instagram anunciou que os vídeos estavam chegando à rede social em 2013. Inicialmente, só era possível postar vídeos de 15 segundos.

Avanços na plataforma web

Foto: Instagram

Em 2013, o Instagram desenvolveu um feed para as postagens dos usuários na web e em 2015 lançou ferramentas de pesquisa para a plataforma no computador. Dois anos depois, a rede social finalmente passou a permitir a postagem de fotos diretamente pela web.

Stories

Foto: Instagram

Foi em 2016 que nasceu um dos maiores sucessos do Instagram: os Stories. A proposta da ferramenta era exibir imagens e vídeos que somem depois de 24 horas – algo que já existia no rival Snapchat. A ideia pegou: o Instagram tem hoje cerca de 500 milhões de usuários ativos todos os dias nos Stories. 

Compras

Foto: Instagram

Dando seu primeiro passo para se tornar uma plataforma de compras, o Instagram lançou em 2016 uma ferramenta para mostrar os preços de produtos diretamente na rede social, em sinalizações nas fotos —  uma opção chamada “comprar agora” passou a redirecionar os usuários para compras nos sites das lojas.

Vídeo ao vivo

Foto: Instagram

Também em 2016, o Instagram anunciou a ferramenta de vídeos ao vivo.

Máscaras no Stories

Foto: Instagram

Com máscaras e efeitos divertidos nos Stories, o Instagram acirrou ainda mais a sua competição com o Snapchat. A rede social também anunciou em 2017 o recurso de rebobinar vídeos — disponível junto com as ferramentas Boomerang e Mãos Livres.

Álbum

Foto: Instagram

Ainda em 2017, a rede social liberou para os usuários a função de álbum de fotos, que passou a permitir a publicação de até 10 fotos e vídeos por postagem.

Chamadas de vídeo em grupo

Foto: Instagram

A primeira grande novidade de 2018 no Instagram foram as chamadas de vídeo em grupo, com até quatro pessoas ao mesmo tempo. As chamadas são feitas por meio da aba de mensagens privadas.

IGTV

Foto: Reuters

Em junho de 2018, o Instagram anunciou a criação de uma nova plataforma voltada para vídeos de longa duração: o IGTV, uma espécie de TV do Instagram, com vídeos na vertical.

Bem-estar digital

Foto: Instagram

O Instagram lançou em agosto de 2018 uma função para ajudar os usuários no controle do tempo gasto na rede social. Com a ferramenta, é possível acompanhar quantas horas você gastou navegando nos aplicativos nos últimos sete dias. Além disso, existe a opção de controlar as notificações e estabeler um limite de “tempo ideal” de uso da plataforma. 

Modernização de filtros nos Stories

Foto: Instagram

Os filtros dos Stories também ficaram mais modernos a partir de 2018. A rede social lançou o filtro de perguntas e outras ferramentas de realidade aumentada.

Melhores amigos

Foto: Instagram

Pensando em restringir algumas postagens apenas para pessoas próximas, a rede social passou a permitir em 2018 que usuários compartilhassem Stories só com uma lista restrita de melhores amigos. Depois disso, muita gente conseguiu evitar que os familiares vissem algumas fotos constrangedoras.

Fim do número de curtidas

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Com o objetivo de deixar a plataforma mais saudável e evitar competição entre os usuários, o Instagram começou um teste em 2019 para esconder curtidas de publicações. Os usuários passaram a ter acesso somente às estatísticas de suas próprias contas.

Reels

Foto: Instagram

O sucesso do TikTok forçou o Instagram a reagir. A empresa lançou em 2020, inicialmente no Brasil, uma nova ferramenta de vídeos curtos, chamada de Reels, que permite que usuários façam filmetes de até 15 segundos, animados e musicados, prontos para serem publicados nos Stories.

Botão de loja

Foto: Instagram

Em 2020, o Instagram anunciou novidades na área de consumo, como o botão de compras na tela principal do app e também uma aba de compras personalizadas, que reúne, por meio de algoritmos, as preferências de cada usuário na hora de consumir produtos.

 

    Tags:

  • Instagram
  • Adam Mosseri
  • rede social

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Mais lidas

  • 1.Honda Civic pode deixar de ser produzido no Brasil em 2022
  • 2.Novo Nissan Note antecipa motor híbrido do Kicks
  • 3.T-Cross e Renegade para PCD têm vendas suspensas
  • 4.Citroën registra sedã do C3 no Brasil para rivalizar com Onix Plus e Virtus
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2022|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente