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Instagram estuda lançar stories apenas para assinantes pagos

Empresa afirmou que recurso está em testes, mas caminho indica um esforço de monetização para criadores de conteúdo na plataforma, similar ao Twitter

Por Daniel Reis
Atualização:
Plataformas buscam formas de monetizar criadores de conteúdo Foto: Thomas White/Reuters

O Instagram pode estar trabalhando em um novo recurso para permitir que criadores postem conteúdo exclusivo nos stories. Chamado de “Exclusive Stories”, o recurso provavelmente tornará possível publicar apenas para assinantes, semelhante ao que acontece no “Super Follows”, do Twitter.

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O possível futuro recurso foi identificado pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi. Com base nos prints compartilhados por Paluzzi, os “Exclusive Stories” são identificados no feed com uma etiqueta roxa – semelhante às postagens de “Amigos Próximos”, que possuem etiqueta verde. Quando o usuário tentar assistir a um “Exclusive Stories” sem ser fã da pessoa que publicou, receberá uma mensagem dizendo que apenas fãs podem ter acesso.

O Instagram afirmou que os prints do recurso divulgados nas redes sociais são de um protótipo interno em desenvolvimento, mas ainda não foi testado publicamente. A empresa optou por não compartilhar detalhes específicos sobre o projeto. O possível recurso pode indicar um esforço para monetização dos criadores de conteúdo, o que tem sido explorado por outras grandes plataformas.

O recurso é bem parecido com o que o Twitter vem fazendo com o “Super Follows”, que permite que criadores de conteúdo possuam um relacionamento direto com o público mais engajado, com valores de assinaturas entre US$ 3, US$ 5 e US$ 10 por mês.

No Twitter, o usuário pode ganhar até 97% da receita das assinaturas do Super Follows, assim como do “Ticketed Spaces”, recurso de áudio que também foi lançado recentemente na rede social e é exclusivo para assinantes. O Twitter terá até 3% de participação no lucro até o usuário exceder os US$50 mil em ganhos nos dois produtos. A partir dessa marca, a participação da empresa aumenta para até 20% dos ganhos.

Já o Facebook, dono do Instagram, lançou nesta terça-feira, 29, o “Bulletin”, plataforma que permite aos produtores de artigos ou podcasts monetizarem o conteúdo produzido por meio de newsletters. A plataforma competirá com o Substack e a Revue, adquirida pelo Twitter no início deste ano.

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