• Estadão
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Internacional
  • Esportes
  • Brasil
  • São Paulo
  • Cultura
  • PME
  • Jornal do Carro
  • E+
  • Paladar
  • Link

Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
Assine Estadão
formulário de busca

Instagram pode clonar mais uma função do Snapchat: os códigos de usuário

Cada conta poderá ter sua própria Nametag, imagem com padrão personalizado que, ao ser fotografada, envia usuário para página da conta

10/04/2018 | 11h50

  •      

 Por Redação Link - O Estado de S. Paulo

Porta-voz do Instagram confirmou que função está sendo testada pela rede social

Bruno Capelas/Estadão

Porta-voz do Instagram confirmou que função está sendo testada pela rede social

Leia mais

  • Instagram restringe acesso de terceiros a dados pessoais de usuários
  • Instagram pode ganhar chamadas de voz e vídeo
  • E se a versão ‘boa’ do Facebook for justamente o Instagram?

O Instagram está prestes a clonar mais uma função do Snapchat: segundo o site especializado em tecnologia americano TechCrunch, a empresa prepara para breve o lançamento das Nametags, que podem ter funcionamento muito parecido com os Snapcodes, códigos personalizados de usuário da rede rival. 

Com as Nametags, qualquer usuário poderá criar uma imagem personalizada de sua conta, com um padrão específico. A partir dela, outro usuário poderá fotografar esse padrão com sua câmera do Instagram – quando isso for feito, o aplicativo vai redirecionar o segundo usuário para a página do primeiro. 

É um modo mais simples de divulgar páginas e contas, ou de seguir um amigo que você conheceu há pouco tempo, sem precisar soletrar todas as letras da sua conta especificamente. Para negócios e anunciantes, também é uma forma mais fácil de promover seus produtos – uma nametag, por exemplo, pode fazer parte de uma campanha na TV ou em um anúncio publicitário impresso. 

Um porta-voz do Instagram confirmou ao TechCrunch que a empresa está testando a função, que já havia sido detectada pelo site há cerca de um mês – nesta segunda-feira, 9, a publicação colocou no ar imagens feitas por um usuário que mostram as nametags em teste. 

Não é a primeira vez que o Instagram copia ou se inspira em funções do Snapchat: dos filtros de realidade aumentada à utilização de GIFs e a própria criação de mensagens efêmeras (as Instagram Stories), há inúmeros recursos na rede social de fotos que foram inspiradas pelo aplicativo criado por Evan Spiegel. 

Conheça 6 aplicativos que já 'copiaram' o Snapchat

  •      
WhatsApp

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

O WhatsApp é a investida mais recente de Mark Zuckerberg para parar o Snapchat. Desde a última semana de fevereiro, o aplicativo de mensagens com mais de 1 bilhão de usuários permite que seus usuários enviem, uns aos outros, fotos e vídeos à moda do Snapchat. A função, no entanto, não foi apreciada por todos os usuários – nas redes sociais, muitos pediram a volta dos status como pequenas mensagens de texto. 

Flash

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Em novembro de 2016, o Facebook lançou apenas no Brasil o Flash, aplicativo que basicamente consistia no envio de mensagens efêmeras. O app, no entanto, não decolou como a empresa previa. 

Tinder

Foto: Mike Blake/Reuters

O Tinder é outro que pode em breve copiar o Snapchat: em fevereiro, o aplicativo de namoro anunciou a compra da startup Wheel, responsável por uma rede social para compartilhar vídeos que somem. Para analistas, as mensagens efêmeras poderiam aparecer entre usuários em conversas privadas

Facebook Messenger

Foto: Facebook

Em dezembro, o Facebook lançou a Messenger Camera, uma nova atualização para o Facebook Messenger, que possibilida que os usuários tirem fotos e pequenos vídeos, à moda do Snapchat, decorando-a com filtros, texto, desenhos, stickers e até máscaras 3D – fruto da compra do app Masquerade pelo Facebook. 

Instagram Stories

Foto: Instagram

Até agora, a "cópia" mais bem sucedida do Snapchat tem sido o Instagram Stories, recurso do Instagram que permite que mensagens sejam publicadas ou enviadas para um contato específico e fiquem no ar por apenas 24 horas. Além disso, também é possível fazer com que fotos e pequenos vídeos recebam efeitos de edição simples como o Snapchat. 

Medium

Foto: Medium

Criado por Evan Williams, co-fundador do Blogger e do Twitter, o Medium era uma plataforma de publicação de textos online. Em 1º de março, a empresa anunciou uma reformulação em sua plataforma – e uma das novidades são as Series, função que deixa que autores publiquem fotos acompanhadas de pequenos textos. Há duas diferenças, por exemplo, para o Snapchat: as histórias são permanentes, e os usuários podem publicar quantas histórias quiserem. 

    Tags:

  • SnapChat
  • Evan Spiegel
  • Instagram

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Mais lidas

  • 1.Honda Civic pode deixar de ser produzido no Brasil em 2022
  • 2.T-Cross e Renegade para PCD têm vendas suspensas
  • 3.Toyota SW4 2021 tem visual renovado e motor mais potente
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2022|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente