Instagram revela novo visual para valorizar fotos

Design azul deu lugar ao preto e branco, enquanto ícone ganhou formas mais simples

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:
Novo design trocou o azul pelo preto e branco Foto: Divulgação

O Instagram está de cara nova: a partir desta quarta-feira, 11, a rede social de compartilhamento de fotografias ganhou um novo ícone e um design remodelado, criado para dar mais destaque às imagens publicadas pelos usuários. “Quando o Instagram começou, há pouco mais de cinco anos, ele servia para filtrar e editar fotos. Hoje, é o lugar de uma comunidade enorme e criativa, testando novos formatos. Precisávamos de design que mostrasse esse espírito dos novos tempos”, diz Ian Silber, diretor de design no Instagram. 

PUBLICIDADE

A principal mudança para a maioria dos usuários são as novidades na interface: no lugar de botões e ícones em azul, as novas versões do aplicativo da empresa para iOS e Android terão visual baseado em duas cores: preto e branco. 

“Toda a cor que tem de aparecer no aplicativo deve vir das fotos que nossos usuários publicarem”, explica Silber. O novo design impressiona – a única exceção ao preto e branco está nos pequenos ícones vermelhos, que mostram notificações como “curtidas” ou novas mensagens diretas, de forma muito discreta. Já os botões inferiores, que mostram a linha do tempo do usuário ou a área para incluir novas fotografias, ficaram mais sóbrios. “Acredito que as pessoas já sabem como usar o Instagram. Hoje, nossa ideia era destacar o conteúdo”. 

  Foto: Divulgação

Ícone. Anteriormente inspirado em uma câmera fotográfica antiga, o novo ícone do Instagram foi remodelado e agora permanece apenas com o contorno de uma câmera, apenas com os elementos centrais: uma lente e um fotômetro, em uma paleta de cores que vai do amarelo ao violeta, como em um pôr-do-sol. 

“Já me disseram que as cores que usamos são inspiradas na foto que todo mundo tenta tirar de um sol se pondo para colocar no seu Instagram”, brinca Silber. Para ele, a ideia de simplificar o ícone da câmera mostra como o Instagram se popularizou ao longo dos tempos – inicialmente exclusivo para iPhones, hoje o app tem mais de 400 milhões de usuários ativos mensalmente, em dados de novembro de 2015. O Brasil responde por 7,25% do total, com 29 milhões de contas cadastradas. 

“O novo ícone mostra também que todo mundo pode fotografar. Se você pensar na câmera que qualquer pessoa tem, normalmente a câmera está no celular, nem é uma câmera de fato”, explica o diretor de design do Instagram. “Você não precisa de uma câmera incrível para ter fotos incríveis no Instagram. Nosso novo símbolo mostra uma câmera simples, e mais do que isso, reflete a nossa comunidade vibrante”. 

Apps do Instagram, Layout, Hyperlapse e Boomerang também ganharam novas caras Foto: Divulgação

Criado ao longo dos últimos cinco meses pelo time de Silber, o novo ícone também terá sua proposta estendida aos apps lançados nos últimos tempos pelo Instagram – Boomerang, Hyperlapse e Layout. O primeiro, dedicado a ajudar usuários a criar vídeos em loop infinito a partir de duas imagens estáticas, também ganhou uma mudança em seu logotipo, deixando de ser um triângulo para virar um símbolo de infinito. 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.