A nova enquete interativa do Instagram Stories permite que os usuários respondam à uma pergunta com uma escala de intensidade baseada em um emoji.
A rede social Instagram anunciou nesta quinta-feira, 10, um novo recurso para o Stories, que é praticamente uma enquete com emojis. Agora, será possível responder a perguntas de seus amigos por meio de uma escala gradual relacionada a um emoji — que pode ser escolhido pelo usuário que faz a publicação
Ou seja: você pode, por exemplo, tirar foto de uma janta que você preparou, escrever a pergunta “sou um bom cozinheiro?”, escolher um emoji que combina com a situação (como, por exemplo, o emoji do "cara esperto com óculos escuros") e receber a opinião dos seus seguidores em um grau de intensidade.
Para usar, basta tirar uma foto no Stories, selecionar essa ferramenta no mesmo lugar em que ficam os outros recursos, como a enquete tradicional, e escolher o emoji que se aplica à pergunta que será feita.
A enquete simples está disponível desde outubro do ano passado no Instagram, e faz muito sucesso entre os usuários. Essa nova opção amplia a possibilidade de reação a uma pergunta, já que antes tinham apenas duas opções para resposta. O recurso já está disponível na última atualização do aplicativo, para Android e iOS.
6 diferenças entre o Snapchat e o Instagram Stories
Em termos de segurança de usuários, Snapchat é mais completo e cuidadoso. No Instagram, em um primeiro momento, todo conteúdo postado é apresentado para a base de usuários da plataforma, que pode ver o Stories apenas entrando em seu perfil -- esta definição pode ser alterada na configuração, mas qualquer descuido pode ser fatal para fotos e vídeos mais íntimos.
Apesar do Snapchat ter mais filtros virtuais para as publicações, a rede social do Facebook é mais popular nos efeitos e recursos que permite usar em seus posts. É possível, por exemplo, fazer famoso efeito “boomerang”, que faz um vídeo ir e voltar em seus movimentos, e já permite marcar outras pessoas em publicações, por meio de links interativos e de fácil acesso. Basta dar um toque e acessar a conta da pessoa.
Além da segurança na postagem de conteúdo, o Snapchat também conta com uma pasta secreta. Nela, usuários podem armazenar postagens de maneira privada em suas “memórias”. Assim, é possível armazenar conteúdos mais íntimos ou particulares, sem que amigos ou familiares vejam aquele conteúdo quando você mostrar entrar na rede social publicamente.
É muito difícil transferir conteúdo entre usuários no Snapchat. Afinal, como já dito, a rede social do fantasminha prefere manter a privacidade de usuários do que ter interação. No entanto, isso prejudica na hora de conversar com amigos: para mandar mensagens, apenas pelo chat e sem citar conteúdos publicados na rede. Já o Instagram permite responder conteúdos diretamente no chat, além de enviar publicações entre os seus seguidores.
Recentemente, o Instagram anunciou novos filtros — aqueles elementos virtuais que a câmera coloca no seu rosto, como línguas de cachorros e orelhas de coalas. No entanto, a rede social do Facebook ainda está muito abaixo: o Instagram tem apenas 10 filtros fixos, enquanto o Snapchat tem mais de 20, incluíndo os interativos e os que permitem fazer com os amigos.
O Stories é integrado com a rede social de fotos e vídeos. Assim, ele é mais intuitivo e fácil de usar para quem não conhece os recursos de mensagens efêmeras: basta clicar nas fotos no topo para ver as publicações e, para postar algo, só precisa fazer uma foto ou vídeo convencional e redirecionar ao Stories. Já no Snapchat, o usuário leva tempo para se acostumar em tantas abas, janelas e modos de publicação.