PUBLICIDADE

iPhone 12: tudo o que já se sabe sobre o novo smartphone da Apple

Design que lembra o formato “quadradinho” do iPhone 5, quatro versões e câmera 3D são alguns dos itens que podem aparecer no novo aparelho da Apple; empresa marcou evento para o próximo dia 13

Por Redação Link
Atualização:
A Apple marcou um evento para o dia 13 de outubro Foto: Josh Edelson/AFP

Depois de meses de especulações, o novo iPhone parece finalmente estar perto de ser revelado. A Apple anunciou um evento para o dia 13 de outubro —  no convite, aparece a frase “Hi, Speed” (“Olá, velocidade”, na tradução do inglês), uma possível referência à tecnologia 5G, que deve aparecer no iPhone 12. 

PUBLICIDADE

Tradicionalmente, o anúncio sobre um novo aparelho é feito na primeira quinzena de setembro, mas a crise gerada pelo coronavírus afetou as datas planejadas. Luca Maestri, diretor financeiro da empresa, afirmou durante conferência sobre os resultados financeiros do segundo trimestre da Apple, em julho, que em 2020 os aparelhos serão lançados “algumas semanas depois”

Para Daniel Ives, analista da consultoria Wedbush Securities, o lançamento do novo iPhone será um marco para a Apple. "O iPhone 12 representa o ciclo de produto mais significativo desde o iPhone 6 em 2014 e será outro capítulo decisivo na história de crescimento da Apple no futuro, apesar do ambiente de consumo estar mais fraco", disse Ives em nota a investidores no dia 6 de outubro. 

O Link reuniu os principais rumores, relatórios e expectativas sobre como o novo iPhone pode ser. Confira abaixo:

Quando será o lançamento do iPhone em 2020

A expectativa é de que o lançamento do novo iPhone aconteça no dia 13 de outubro — a Apple marcou um evento para esta data.  

Qual será o preço do novo iPhone

Publicidade

Até o momento, não há informação oficial de quanto deve custar cada modelo da família, mas previsões e relatórios de analistas da indústria apontam que os preços devem ficar entre US$ 649 e US$ 1099, para as versões com menor armazenamento – em 2019, na casa de 64 GB. Já os modelos de iPhone com mais espaço costumam ser mais caros. 

Como serão as telas e os modelos

No lançamento, estão previstos quatro modelos diferentes na nova linha de iPhones. Seriam eles iPhone 12, iPhone 12 Max, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. As cores podem variar, mas é estimado que sejam as mesmas que já existem nos modelos de 2019.

As telas, de OLED, também tem tamanhos diferentes para cada versão. A começar pelo iPhone 12, com tela de 5,4 polegadas; iPhone 12 Max e iPhone Pro com 6,1 polegadas e o iPhone 12 Pro Max, com tela de 6,7 polegadas, uma das maiores já produzidas nos smartphones da Apple.

PUBLICIDADE

Outra novidade pode ser o design: o novo aparelho pode trazer semelhanças com o iPhone 5, também aplicadas no iPad Pro, lançado em março deste ano. As bordas metálicas e mais achatadas, diferentes do formato mais arredondado que os dispositivos ganharam desde o lançamento do iPhone 6, podem ser um diferencial do lançamento.

Como vai ser a câmera do novo iPhone

Nos modelos correspondentes às linhas Pro e Pro Max, as câmeras devem continuar sendo triplas na parte traseira, com configuração parecida com as lentes do iPhone 11 Pro. Já na versão comum, assim como o lançamento de 2019, a câmera dupla deve estar presente. 

Publicidade

Na câmera traseira também é possível que haja uma atualização capaz de suportar um scanner Lidar, já presente em alguns modelos de iPad, que permitem uma câmera 3D. 

Outros modos avançados também podem estar presente, permitindo a gravação de vídeos em 4K em 120 ou 240 quadros por segundo. De acordo com o site especializado MacRumors, especificações para esse tipo de configuração foram notadas em códigos do iOS 14, o próximo sistema operacional da Apple.

Já a câmera frontal pode ocupar ainda menos espaço e liberar o entalhe da tela que existe atualmente nos modelos de iPhone sem botão. Especialista em antecipar novidades da Apple, o analista Ming-Chi Kuo, da consultoria TF International Securities, acredita que pelo menos um dos modelos a serem lançados — a expectativa é que sejam quatro — tenha um espaço de tela sem recortes na parte de cima, mas o detalhe ainda não é unanimidade na opinião de especialistas. 

Em relação às lentes, ainda não há um consenso sobre quantos megapixels (MP) as câmeras poderão trazer, mas a expectativa é que, pelo menos nas versões Pro, a lente principal seja de 64MP. 

Como será o processador do novo iPhone

Segundo o MacRumors, o aparelho será equipado com o chip A14 Bionic, mais uma evolução no processamento em relação aos modelos do ano passado, que utilizam o A13 Bionic.

O desempenho deve ser focado em atividades que exigem um processamento mais rápido, como tarefas de realidade virtual e que usem inteligência artificial, informou a agência de notícias Bloomberg

Publicidade

Na memória RAM, será possível encontrar configurações a partir de 4GB e de 6GB nas versões Pro. As baterias também podem variar entre as versões, podendo ser de 2,227 mAh, 2,775 mAh ou até 3,687 mAh, a depender do modelo. 

Acessórios

Um dos rumores mais divulgados sobre o iPhone 12 é o kit de acessórios do aparelho — ou a falta dele. Segundo Kuo, os modelos de 2020 da Apple não vão incluir nem fones de ouvidos nem carregadores no kit. A possibilidade ainda ganhou força quando alguns usuários divulgaram que receberam pesquisas da apple perguntando o que faziam com carregadores de seus iPhones antigos. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.