'Irmã' do Google, Waymo levanta US$2,25 bi em aportes externos

Entre os investidores estão Silver Lake, Canada Pension Plan Investment Board e Mubadala Investment Company

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
Os carros autônomos da Waymo também oferecem serviço de transporte compartilhado, o Waymo One Foto: Heather Somerville/File Photo/ Reuters

Divisão de carros autônomos da Alphabet, a holding que controla o Google, a Waymo anunciou nesta semana que captou uma rodada de investimentos de US$ 2,25 bilhões, com investidores como os fundos Silver Lake, Andreessen Horowitz e Mubadala. 

PUBLICIDADE

É a primeira vez que a iniciativa de veículos sem motorista "do Google" capta investimentos externos. A Waymo não disse em quanto está avaliada após a rodada de aportes, mas acrescentou que buscará investidores adicionais nesta rodada. No ano passado, o banco de investimentos Morgan Stanley publicou um relatório avaliando a companhia em US$ 105 bilhões. 

Fundada há 11 anos como um projeto paralelo, a Waymo é considerada hoje uma líder no setor de veículos autônomos, mas, na visão de analistas, a empresa ainda está longe de conseguir fazer um negócio de larga escala. Na conferência de imprensa da empresa, o presidente executivo John Krafcik disse que a venda ou a separação da Waymo da Alphabet é uma "Possibilidade para o futuro". Para ele, o investimento externo pode dar "maior independência" à Waymo.

Em conferência com investidores, a diretora financeira da Alphabet, Ruth Porat, disse que a presença de investidores externos ajudará a Waymo a ser mais disciplinada em seus gastos – hoje, a empresa é uma das principais responsáveis pelos prejuízos da área de Outras Apostas da Alphabet, junto com a empresa de ciências da vida Verily, que recebeu um aporte de US$ 1 bilhão da Silver Lake no ano passado. Na conferência, a empresa divulgou ainda a criação de uma unidade de negócios de caminhões autônomos, chamada Waymo Via. 

No ano passado, a Waymo dedicou parte de seu desenvolvimento mapeando e testando novas tecnologias em seus veículos autônomos. A empresa tem medido esforços para crescer comercialmente e, recentemente, tem se concentrado em um produto chamado Waymo One, serviço de transporte compartilhado 'sem motorista'. Além disso, a empresa fez parcerias com companhias como Fiat, Jaguar e Lyft para conseguir expandir seus projetos. Segundo Krafcik, o Waymo One e o Waymo Via, que atuará com fretes locais e de longa distância, são dois caminhos interessantes para a Waymo, mas não os únicos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.