Mark Zuckerberg fez ligação 'secreta' para Trump após eleições de 2016

Presidente executivo da Facebook, que está no centro da polêmica sobre uso da rede social para manipular eleições, também elogiou desempenho da equipe de Trump, que investiu milhões em publicidade no Facebook

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Por Redação Link
Atualização:
Zuckerberg durante audiência na Câmara dos EUA Foto: AFP

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, parabenizou Donald Trump em uma ligação secreta, até então não conhecida, dias após a vitória do republicano à presidência dos Estados Unidos. As informações, publicadas no site do BuzzFeed News, dão conta ainda que a rede social considerou, internamente, a campanha de Trump como “inovadora” por usar uma abordagem de marketing em testes no Facebook. A campanha de Trump gastou milhões de dólares em anúncios no Facebook em 2016.

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O episódio representa mais um capítulo sobre a polêmica em torno o uso da rede social mais popular do mundo em tentativas de manipulação das eleições dos EUA em 2016. O papel da rede social na eleição americana ficou no centro da polêmica depois de vir à tona o escândalo da Cambridge Analytica, uma consultoria britânica que usou dados de 87 milhões de usuários da rede social numa tentativa de manipular eleitores americanos.

Segundo o BuzzFeed, o telefonema foi confirmado por três fontes. A empresa não quis comentar e o gabinete de imprensa da Casa Branca não respondeu ao pedido de respostas da reportagem.

Documentos obtidos pelo site de notícias mostram ainda que o Facebook celebrou internamente o uso da rede social pela equipe de campanha de Trump. A companhia considerou o uso de testes e de marketing como uma das mais "imaginativas" formas de usar as ferramentas de publicidade criadas pela empresa.

Os memorandos acessados pelo BuzzFeed dão conta ainda que o Facebook adotou alguns dos métodos que aprendeu com a campanha de Trump para refinar ainda mais seu modelo de marketing, usado para avaliar sua própria publicidade.

As informações mostram que o Facebook reconheceu o sucesso da estratégia do candidato republicano e como a empresa não viu como um possível regulador ou como um produtor de notícias falsas, mas como um cliente valioso.

Em 2017, a equipe de marketing da rede social emitiu uma nota dizendo que a campanha de Trump conseguiu influenciar o sentimento de voto via publicidade no Facebook usando os testes disponíveis na plataforma. A empresa também elogiou as lições aprendidas com a equipe do então candidato.

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Questionada, a rede social disse que ofereceu o mesmo nível de apoio para as campanhas democrata, que tinha como candidata Hillary Clinton, e a republicana, com Trump. “Enquanto oferecemos insights sobre como nossos produtos funcionam, as campanhas tomam suas próprias decisões sobre como usar nossas ferramentas”, justificou Katie Harbath, diretora global de políticas relações com o governo da empresa.

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