PUBLICIDADE

Membro da FTC disse que Facebook não teve culpa do escândalo da Cambrigde Analytica

Memorando vazado no último fim de semana foi escrito em março por James Kohm, época que começaram as investigações contra a rede social

Por Redação Link
Atualização:
Memorando escrito porJames Kohm não foi divulgado à imprensa Foto: T.J. Kirkpatrick/NYT

O vazamento neste fim de semana de um memorando escrito em março por Jame Kohm, um dos membros da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês), retomou a discussão sobre as responsabilidades do Facebook no escândalo da Cambridge Analytica.

PUBLICIDADE

No documento, o comissário diz que a rede social não teve culpa no vazamento de dados de 87 milhões de usuários, contrariando o pensamento de colegas do FTC e de especialistas, que pedem punição severa contra rede social.

Segundo o jornal The New York Times, que teve acesso ao memorando, Kohm concorda com o argumento do Facebook de que a empresa não é responsável pelos abusos causados pela consultoria política. No documento, o comissário também diz que o Facebook tomou medidas razoáveis para resolver o problema e que não quebrou as promessas feitas ao FTC, em 2012, sobre o uso de dados sem consentimento dos usuários.

O órgão é responsável por investigar se empresas abusaram ao usar dados pessoais de americanos em seus negócios. Desde o vazamento de dados do escândalo Cambridge Analytica – considerado o maior caso de uso indevido de informações pessoais da história -, o Facebook passou a ser alvo de investigações do FTC.

Em nota enviada ao jornal americano, o FTC disse que ainda não concluiu as investigações contra a rede social e que o resultado será publico quando os membros chegarem a uma conclusão do caso. Kohm se recusou a comentar a reportagens do New York Times.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.