Mulher acusa Facebook de permitir exploração sexual na plataforma
Vítima de abuso sexual aos 15 anos por um usuário da rede social, a mulher afirma que o Facebook não toma medidas para impedir que casos como o que ela sofreu aconteçam
03/10/2018 | 12h12
Por Agências - Reuters
A ação afirma que o Facebook não fez o que era necessário para verificar a identidade do usuário abusador
Leia mais
Uma mulher do Texas, nos Estados Unidos, entrou com uma ação contra o Facebook, alegando que a rede social é conivente com a exploração sexual que acontece dentro da plataforma. Identificada como Jane Doe em documentos judiciais, a mulher afirmou que foi vítima de exploração sexual aos 15 anos por um homem que se passou por um amigo do Facebook.
De acordo com o documento, foi em 2012 que o abusador adicionou Jane Doe como amiga no Facebook e começou a enviar mensagens para ela. Ele parecia conhecer vários amigos que a moça tinha na vida real.
O documento diz que depois de uma discussão que a mulher teve com a sua mãe, o homem ofereceu consolo, foi até a casa dela e a estuprou. Depois, ele tirou fotos e publicou no site de anúncios Backpage.
A ação afirma que o Facebook não fez o que era necessário para verificar a identidade do usuário abusador, e que Jane Doe nunca foi avisada de que acontecia exploração sexual dentro da plataforma.
Segundo ela, executivos da rede social sabiam que menores estavam sendo abusados por meio do Facebook, e não tomaram nenhuma atitude. Jane Doe também acusou, pelo mesmo motivo, o site de anúncios Backpage.
O Facebook e o Backpage não responderam os pedidos de entrevista feitos pela agência de notícias Reuters.
Em abril deste ano, o site Backpage foi fechado por autoridades, depois de uma investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre relatos de exploração sexual por meio da plataforma.
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Tendências
- Macaco da Neuralink joga Pong com o 'poder da mente'; assista
- Dados de 1,3 milhão de usuários do Clubhouse são expostos na internet
- Uber Eats junta-se com Instagram e restaurantes poderão publicar stories
- Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
- Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó