Um dos motivos favoritos de muita gente para assistir séries e filmes no Netflix – a ausência de anúncios – pode estar chegando ao fim. Isso porque o serviço de streaming de vídeo confirmou na última semana que começou a realizar testes com inserções publicitárias, sugerindo a seus assinantes outras séries disponíveis em seu catálogo. De acordo com o site Ars Technica, isso aconteceu com um usuário americano, que recebeu "anúncios não-puláveis" da série Better Call Saul, enquanto fazia uma maratona da animação Rick & Morty.
Na rede social Reddit, vários usuários confirmaram que isso aconteceu também em meio a uma maratona da série de animação Bob's Burgers – o anúncio exibido, porém, foi de I Am A Killer, uma série de crime produzida pela própria Netflix. Um usuário dos EUA descreveu bem como os anúncios aparecem. "Depois que o episódio acabou, vi uma tela que dizia: 'mais da sua série favorita daqui a pouco, mas antes cheque essa aqui', e aí começava um trailer."
Em um comunicado enviado ao Ars Technica, o Netflix descreveu a mudança: "estamos testando se mostrar recomendações entre episódios ajudam usuários a descobrir, mais rápido, novos programas dos quais eles poderão gostar".
A empresa, no entanto, alegou que todos os anúncios exibidos na tela podem ser descartados pelos usuários. Além disso, a Netflix fez questão de dizer que o programa, por enquanto, é apenas um teste que vai aparecer para alguns usuários da base da Netflix. Se a medida funcionar, e muitos assinantes clicarem nas séries sugeridas, portanto, é possível imaginar que mais e mais pessoas vejam anúncios entre os episódios de sua série favorita durante uma maratona.