Conhecida como ‘Netflix da educação’, a Eduk pretende alcançar uma receita de R$ 40 milhões em 2015, o dobro da registrada no ano passado. A empresa brasileira exibe diariamente uma programação de cursos ao vivo dos mais diversos assuntos, de fotografia a adestramento de cães. Os vídeos ficam disponíveis sob demanda após a exibição para os mais de 60 mil assinantes.
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Para assistir de graça a qualquer um dos três cursos exibidos diariamente, basta fazer um cadastro no site. A plataforma permite a interação entre os participantes e os professores, já que os programas são exibidos ao vivo. Cada curso tem duração de três horas e acontece ao longo de três dias. Quem não consegue assistir tudo, precisa pagar a assinatura, que custa a partir de R$ 19,90, para assistir aos vídeos.
Segundo Robson Catalan, cofundador e diretor da Eduk, as assinaturas alavancaram o crescimento da empresa. “Nós tivemos a ideia de criar planos de assinatura há três meses. Já conseguimos 60 mil assinantes e alguns vídeos chegam a ter 30 mil pessoas assistindo ao vivo”, conta o executivo.
Para garantir a qualidade das transmissões, a Eduk investiu em infraestrutura. Há três meses, a empresa se mudou para um escritório maior em São Paulo, que conta com cinco estúdios equipados com câmeras e cenografia. A empresa possui 150 funcionários que são responsáveis pela transmissão de mais de 200 horas de programação de aulas por mês.
Gastronomia é o curso mais procurado e com o maior número de acessos. “Criamos um grupo no Facebook para que os alunos compartilhem experiências. Temos mais de 200 mil integrantes”, conta Catalan. A empresa também oferece cursos em áreas como fotografia, artesanato, moda e até mesmo jardinagem. Profissionais renomados, como o fotógrafo J. R. Duran, o adestrador Alexandre Rossi e a apresentadora Palmirinha, estão entre os professores.
Expansão. A Eduk acaba de começar o processo de expansão global. A empresa já começou a realizar aulas em espanhol para atender a outros países da América Latina. No México, a empresa já possui audiência de 300 mil pessoas por mês e pretende lançar o modelo de assinaturas até o final do ano.
“Antigamente, nós tínhamos medo de divulgar a Eduk, pois alguém com mais dinheiro poderia passar por cima de nós”, diz Eduardo Lima, CEO da Eduk. “Agora, estamos confiantes. Podemos ir mais longe.”