?Netflix da educação?; Eduk pretende dobrar receita em 2015

Site exibe programação educativa ao vivo e oferece vídeos sob demanda para assinantes

PUBLICIDADE

Foto do author Matheus Mans
Por Matheus Mans
Atualização:

LUIS PADOVAN/DIVULGAÇÃO

 Foto:

PUBLICIDADE

Conhecida como ‘Netflix da educação’, a Eduk pretende alcançar uma receita de R$ 40 milhões em 2015, o dobro da registrada no ano passado. A empresa brasileira exibe diariamente uma programação de cursos ao vivo dos mais diversos assuntos, de fotografia a adestramento de cães. Os vídeos ficam disponíveis sob demanda após a exibição para os mais de 60 mil assinantes.

Leia também:Plano de expansão global da Netflix esbarra em concorrência local e idioma

Para assistir de graça a qualquer um dos três cursos exibidos diariamente, basta fazer um cadastro no site. A plataforma permite a interação entre os participantes e os professores, já que os programas são exibidos ao vivo. Cada curso tem duração de três horas e acontece ao longo de três dias. Quem não consegue assistir tudo, precisa pagar a assinatura, que custa a partir de R$ 19,90, para assistir aos vídeos.

Segundo Robson Catalan, cofundador e diretor da Eduk, as assinaturas alavancaram o crescimento da empresa. “Nós tivemos a ideia de criar planos de assinatura há três meses. Já conseguimos 60 mil assinantes e alguns vídeos chegam a ter 30 mil pessoas assistindo ao vivo”, conta o executivo.

Para garantir a qualidade das transmissões, a Eduk investiu em infraestrutura. Há três meses, a empresa se mudou para um escritório maior em São Paulo, que conta com cinco estúdios equipados com câmeras e cenografia. A empresa possui 150 funcionários que são responsáveis pela transmissão de mais de 200 horas de programação de aulas por mês.

Gastronomia é o curso mais procurado e com o maior número de acessos. “Criamos um grupo no Facebook para que os alunos compartilhem experiências. Temos mais de 200 mil integrantes”, conta Catalan. A empresa também oferece cursos em áreas como fotografia, artesanato, moda e até mesmo jardinagem. Profissionais renomados, como o fotógrafo J. R. Duran, o adestrador Alexandre Rossi e a apresentadora Palmirinha, estão entre os professores.

Publicidade

Expansão. A Eduk acaba de começar o processo de expansão global. A empresa já começou a realizar aulas em espanhol para atender a outros países da América Latina. No México, a empresa já possui audiência de 300 mil pessoas por mês e pretende lançar o modelo de assinaturas até o final do ano.

“Antigamente, nós tínhamos medo de divulgar a Eduk, pois alguém com mais dinheiro poderia passar por cima de nós”, diz Eduardo Lima, CEO da Eduk. “Agora, estamos confiantes. Podemos ir mais longe.”

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.