Para evitar pane na rede, EUA permite venda de produtos para Huawei até agosto

Solução autoriza empresa comprar produtos necessários para atualização de seu serviço evitando pane em rede de telefones da fabricante usada por americanos

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Huawei terá até dia 19 de agosto deste ano para comprar produtos americanos Foto: Tyrone Siu/Reuters

O governo dos Estados Unidos diminuiu nesta segunda-feira, 20, algumas restrições impostas na semana passada à chinesa Huawei, em um sinal de como as proibições da empresa de telecomunicações podem ter consequências de longo alcance.

PUBLICIDADE

O Departamento de Comércio dos EUA permitirá que a Huawei Technologies Co Ltd compre produtos fabricados nos Estados Unidos, a fim de manter as redes existentes e fornecer atualizações de software para os telefones da Huawei usados hoje no país.

A empresa, porém, ainda está proibida de comprar peças e componentes americanos para fabricar novos produtos sem a aprovação de licenças que provavelmente serão negadas. A reversão, que está em vigor por 90 dias, sugere que alterações na cadeia de suprimentos da Huawei podem ter consequências imediatas, de longo alcance e inesperadas.

"Parece que a intenção é limitar os impactos em pessoas que usam equipamentos ou sistemas da Huawei", disse o advogado de Washington Kevin Wolf, ex-funcionário do Departamento de Comércio. "Eles estão tentando evitar apagões de rede".

A Huawei não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Entenda o caso

Na quinta-feira, 16, o Departamento de Comércio dos EUA acrescentou a Huawei e 68 entidades a uma lista de países proibidos de fazer negócios com empresas dos EUA sem licenças que serão extremamente difíceis de obter. A lista identifica empresas que o governo americano acredita estarem envolvidas em atividades contrárias à segurança nacional ou a interesses de política externa dos Estados Unidos.

Publicidade

A Reuters informou na sexta-feira, 17, que o departamento está considerando a mudança temporária para dar tempo para empresas e pessoas que têm equipamentos Huawei manterem a confiabilidade de suas redes de comunicação e equipamentos, citando uma porta-voz do governo.

A publicação desta segunda disse que o indulto foi criado como uma licença geral temporária, em vigor até 19 de agosto, que permite à Huawei comprar produtos para manter um equipamento e fornecer atualizações de software para os telefones fabricados por ela em uso.

A Reuters informou no domingo que o Google, da Alphabet Inc, suspendeu os negócios com a Huawei, que exigem a transferência de hardware, software e serviços técnicos, exceto aqueles disponíveis publicamente por meio de licenciamento de código aberto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.