Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca

Receita do e-commerce no Brasil foi de R$ 53,2 bi em 2018, diz estudo

O relatório Webshoppers, da consultoria Ebit/Nielsen, mostrou que o comércio eletrônico em 2018 teve um crescimento de 11% no faturamento, comparado ao ano anterior

25/03/2019 | 20h55

  •      

 Por Giovanna Wolf* - O Estado de S. Paulo

A empresa Amazon é um dos grandes nomes do comércio eletrônico

REUTERS/Rick Wilking

A empresa Amazon é um dos grandes nomes do comércio eletrônico

Leia mais

  • PayPal vai investir US$750 mi em oferta de ações do Mercado Livre
  • Chegada da Amazon já muda a Virgínia

O comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 53,2 bilhões em 2018. O resultado foi apresentado nesta segunda-feira, 25, pelo relatório Webshoppers, da consultoria especializada Ebit/Nielsen. O número representa um aumento de 11% em relação a 2017, em que o comércio eletrônico faturou R$ 47,4 bilhões. Ao todo, cerca de 58 milhões de brasileiros compraram pela internet no ano passado.

De acordo com a Ebit/Nielsen, o crescimento no faturamento se deve ao grande número de pedidos feitos em 2018: cerca de 123 milhões, o que também representa um aumento de 11% se comparado ao ano anterior.  

Em 2018, o brasileiro comprou muito usando dispositivos móveis como smartphones e tablets. Segundo a Ebit/Nielsen, em três anos, o comércio eletrônico nesses aparelhos triplicou de tamanho. Só em janeiro de 2019, aproximadamente 40% das vendas em internet foram finalizadas em dispositivos móveis.

O relatório Webshoppers também enfatizou a importância da data da Black Friday para o comércio eletrônico brasileiro: os dias 22 e 23 de novembro do ano passado foram responsáveis por um faturamento de R$ 2,6 bilhões, o que corresponde a 5% de todo o faturamento de 2018. 

Além disso, o setor de perfumaria, cosméticos e saúde foi o que mais cresceu em 2018 quanto ao número de pedidos, com um aumento de 50% em relação ao ano anterior.  

Perspectivas. A Ebit/Nielsen também apresentou a expectativa para o comércio eletrônico brasileiro em 2019. Espera-se que o mercado fature R$ 61,2 bilhões este ano, aproximadamente 15% a mais que o ano passado. 

Segundo a consultoria, mais uma vez o crescimento do faturamento será uma consequência do aumento dos pedidos. Em 2019, os pedidos devem aumentar 12% e chegar ao número de 137 milhões. 

*É estagiária, sob supervisão do editor Bruno Capelas

    Tags:

  • comércio eletrônico

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Tendências

  • Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
  • Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
  • Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
  • Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento

Mais lidas

  • 1.O Terça Livre é só o começo
  • 2.Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • 3.Neuralink, de Elon Musk, fez macaco jogar videogame com chip no cérebro
  • 4.De olho no setor industrial, Peerdustry recebe aporte de R$ 3 milhões
  • 5.LG anuncia estilo de vida mais inteligente
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2021|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente