Rússia quer banir aplicativo de caronas BlaBlaCar do país

Ministério Público russo considera que motoristas estão usando os serviços de caronas como profissão sem licença pública

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
A BlaBlaCar já está operando no Brasil há um ano Foto: Estadão

A Rússia quer proibir o aplicativo de compartilhamento de caronas intermunicipais BlaBlaCar de funcionar em seu território. A tentativa de proibição é encabeçada pela Associação Regional de Transporte Rodoviário da região de Krasnodar e conta com o apoio do Ministério Público, que considera a atividade da empresa um transporte comercial ilegal.

PUBLICIDADE

Na ação judicial, o Ministério Público diz que a companhia presta serviços comerciais de transporte de pessoas (táxi) e cargas sem autorização legal para isso. Isso aconteceria porque imigrantes ilegais estariam tendo lucro trabalhando como motoristas, ao invés de oferecer caronas para compartilhar o valor da gasolina.

O lucro com corridas vai contra o principal motivo de autorização do governo aos serviços do BlaBlaCar, que prevê apenas o compartilhamento dos custos da viagem de carro. Aplicativos de caronas que tem proposta de ganhar dinheiro extra, como o Uber, inicialmente não devem ser afetados no país.

A companhia tem até o fim do ano para se defender no tribunal. Segundo o BlaBlaCar, a empresa foi informada recentemente sobre a ação e não foi notificada ou convidada a depor durante o processo fechado que teve andamento na justiça local.

“O tribunal restaurou o prazo para apresentação de recurso e participaremos de uma audiência para provar que o transporte compartilhado não viola as leis da Federação Russa”, diz a empresa por meio da assessoria.

Caso o BlaBlaCar não entre com recurso, o serviço será bloqueado em toda o território russo. A medida pode impactar também nas atividades de outras empresas de compartilhamento de carros como a Pokatili e BeepCar.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.