A BlaBlaCar já está operando no Brasil há um ano
A Rússia quer proibir o aplicativo de compartilhamento de caronas intermunicipais BlaBlaCar de funcionar em seu território. A tentativa de proibição é encabeçada pela Associação Regional de Transporte Rodoviário da região de Krasnodar e conta com o apoio do Ministério Público, que considera a atividade da empresa um transporte comercial ilegal.
Na ação judicial, o Ministério Público diz que a companhia presta serviços comerciais de transporte de pessoas (táxi) e cargas sem autorização legal para isso. Isso aconteceria porque imigrantes ilegais estariam tendo lucro trabalhando como motoristas, ao invés de oferecer caronas para compartilhar o valor da gasolina.
O lucro com corridas vai contra o principal motivo de autorização do governo aos serviços do BlaBlaCar, que prevê apenas o compartilhamento dos custos da viagem de carro. Aplicativos de caronas que tem proposta de ganhar dinheiro extra, como o Uber, inicialmente não devem ser afetados no país.
A companhia tem até o fim do ano para se defender no tribunal. Segundo o BlaBlaCar, a empresa foi informada recentemente sobre a ação e não foi notificada ou convidada a depor durante o processo fechado que teve andamento na justiça local.
“O tribunal restaurou o prazo para apresentação de recurso e participaremos de uma audiência para provar que o transporte compartilhado não viola as leis da Federação Russa”, diz a empresa por meio da assessoria.
Caso o BlaBlaCar não entre com recurso, o serviço será bloqueado em toda o território russo. A medida pode impactar também nas atividades de outras empresas de compartilhamento de carros como a Pokatili e BeepCar.
10 melhores aplicativos de transporte e de caronas
Por meio do Uber, o usuário solicita um carro com motorista particular que vem buscá-lo. O valor da corrida é pré-calculado e ao embarcar o preço é debitado automaticamente no cartão de crédito. O aplicativo gratuito está disponível para todos os sistemas operacionais.
Com a maior frota de taxistas, o aplicativo 99 faz o pedido de viagem para os cinco táxis ou carros vazios nas proximidades do usuário e escolhe o que estiver mais próximo. É possível acompanhar o trajeto do veículo em tempo real e ver detalhes sobre o motorista. O app está disponível de graça para todos os sistemas operacionais.
O Easy Taxi também é um aplicativo que permite ao usuário pedir um táxi que esteja por perto para vir buscá-lo. Ao final da corrida é possível avaliar o serviço. O aplicativo é gratuito e está disponível em todos os sistemas operacionais.
O Wappa é voltado para corrida corporativas. A companhia determina cotas de utilização de táxi para cada funcionário e cadastra os principais trajetos e horários. O funcionário não paga pela viagem. A Wappa cobra da empresa e depois repassa o dinheiro aos motoristas. A aplicativo é gratuito e está disponível em todos os sistemas operacionais.
O Moovit é uma plataforma social e colaborativa que monitora dados de linhas de ônibus, trem e de metrô e apresenta para os usuários os melhores trajetos via transporte público. A aplicativo ainda oferece alerta e notificações para informar sobre mudanças no trajeto de ônibus. Ele está presente de graça em todos os sistemas operacionais.
Por enquanto disponível apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o Trafi recomenda trajetos de transporte público com opções de rotas mais rápidas e com menos caminhada. Ele oferece trajetos para bicicletas, indicando estações de aluguel. É possível utilizar o serviço, que é gratuito, em smartphones Android e iOS e também pelo navegador.
Disponível para a cidade de São Paulo, o Cadê o ônibus? mostra em uma mapa a localização em tempo real dos ônibus de determinada linha e seu trajeto. Ele também apresenta quais linhas param em um determinado ponto de ônibus. O aplicativo é gratuito com publicidade e funciona nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone
O Rome2Rio organiza informações de transporte do mundo inteiro. Ideal para quem quer programar uma longa viagem, ele mostra opções de trajeto de carro, avião, ônibus, trem e barco. Além disso, a plataforma calcula uma média de quanto será gasto com a viagem. O serviço está disponível na web e em um aplicativo gratuito para iOS.
O aplicativo da BlaBlaCar conecta quem procura viajar e quem tem espaço livre no carro para dividir os custos da viagem. Como o propósito não é que condutores lucrem com as corridas, o serviço estabelece um preço máximo para ser cobrado por passageiro. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS. Também é possível acessá-lo pelo navegador.
O WillGo, que vai chegar ao Brasil em abril, tem um modelo parecido com o do Uber, mas permite que o usuário escolha carros pequenos, sedans comuns, blindados e até mesmo motos, para entrega de documentos e objetos pequenos. O aplicativo será gratuito e estará disponível para Android e iOS.