PUBLICIDADE

SEC processa Musk por fraudar tuítes sobre saída da Tesla da Bolsa; ações caem 13%

SEC, órgão equivalente a Comissão de Valores Mobiliários no Brasil, disse que o presidente da Tesla mentiu e enganou acionistas

Por Agências
Atualização:
SEC acredita queElon Musk foi leviano ao publicar tuítes falsos e enganosos Foto: Peter Parks/AFP

O fundador e presidente da fábrica de carros elétricos Tesla, Elon Musk, responderá por fraude no Tribunal Federal de Nova York. O processo contra ele foi aberto nesta quinta-feira, 27, pela Securities and Exchange Comission (SEC), órgão americano correspondente a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil. 

PUBLICIDADE

Após dois meses de investigação, a SEC afirma que executivo mentiu aos investidores ao publicar tuítes “falsos e enganosos” sobre o suposto fechamento de capital da Tesla, em 7 de agosto. O órgão pede que Musk seja proibido de assumir a direção de empresas de capital aberto. As ações da companhia caíram até 13% após o fechamento do mercado, cotadas a US$ 265.

A investigação foi motivada pelo fato de o presidente da Tesla ter usado sua conta pessoal no Twitter para dizer que cogitava tirar a empresa da Bolsa caso o preço da ação batesse US$ 420. Dias depois, a imprensa americana noticiou que o xerife do mercado de capitais investigava o uso da rede social, e não dos canais oficiais de informação aos investidores, para divulgar a notícia.

No documento entregue à Justiça americana, a SEC diz que Musk “sabia ou era imprudente em não saber” que seus tuítes sobre tirar a Tesla da Bolsa eram falsos e enganosos, dado que ele nunca havia discutido tal transação com nenhuma fonte de financiamento. 

À época, Elon Musk disse publicou a informação porque estava em negociações avançadas com o fundo soberano da Arábia Saudita (PIF), que emprestaria o dinheiro para a transação. Musk desistiu de tirar a Tesla da Bolsa 18 dias após os primeiros tuítes.

Nesta quinta, a SEC disse que o presidente da Tesla foi leviano ao declarar que, para fechar o capital da empresa, seria necessário apenas um voto dos acionistas. O órgão pede ainda que a Justiça imponha uma multa a Musk, cujo valor não foi revelado.

Em um comunicado, Musk disse que estava triste e desapontado com a SEC. “Sempre tive cuidado com a verdade, transparência e com os investidores. Integridade é o valor mais importante da minha vida e os fatos vão mostrar que nunca comprometi isso”, afirmou. 

Publicidade

Reincidência. Esta não é a única investigação sobre Musk. O Departamento de Justiça (DoJ) dos EUA pediu documentos oficiais sobre as motivações para o tuíte do dia 7 de agosto. Nesse caso, os promotores vão avaliar se Musk tentou, com suas declarações, influenciar o mercado – ao dizer que já tinha “capital garantido” para fechar a empresa, o executivo fez as ações da Tesla dispararem 11%. A investigação ainda está em fase inicial.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.