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Seguradoras veem Google como potencial rival

Segundo estudo, 40% das seguradoras veem a gigante de tecnologia como uma ameaça por sua capacidade de usar dados de consumidores

Por Agências
Atualização:

Reuters

 

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Mais de 40% das seguradoras veem o Google como uma potencial ameaça por conta de sua forte marca e capacidade de usar dados de consumidores, mostrou uma pesquisa divulgada nesta terça-feira. De acordo com o relatório anual global da consultoria Capgemini, consumidores jovens e receptivos às tecnologias móveis podem preferir competidores “novos e mais ágeis” às seguradoras tradicionais.

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O Google superou nomes como Amazon e Wal Mart como a maior ameaça entre os novos operadores, com base em entrevista com mais de 150 executivos do setor de seguros.

Seguradoras estão buscando usar a tecnologia para ganhar mais informações sobre seus clientes e potencialmente oferecer a eles seguros de baixo custo.

Isso já aconteceu com seguros automotivos na telemática – uso de uma caixa preta em carros para verificar quão segura é a forma de dirigir de clientes.

Uma das próximas áreas para as seguradoras é a casa conectada – com tecnologia que permite desligar o forno à distância, caso alguém tenha se esquecido, o que poderia, por exemplo, evitar um incêndio.

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O Google adquiriu a fabricante Nest, que produz aparelhos conectados à casa, o que poderia funcionar como uma vantagem sobre seus competidores caso a empresa decida entrar no fornecimento de seguro.

“Para suportar a vinda da concorrência, as seguradoras devem construir as suas marcas, aprender a tirar proveito dos dados dos clientes em tempo real, e desenvolver modelos operacionais ágeis”, disse Capgemini.

No entanto, alguns especialistas da indústria de seguros não acreditam que empresas de tecnologia vão entrar diretamente no setor de seguros, que éfortemente regulado. Para eles, é mais provável que estas empresas formem parcerias com seguradoras.

A indústria de seguros precisa melhorar seu serviço para ganhar negócios entre os clientes mais jovens. Apenas 34% dos clientes com idade inferior a 35 anos relataram experiências positivas com suas seguradoras, em comparação com 55% dos que têm mais de 35 anos, segundo a pesquisa Capgemini que entrevistou 15 mil clientes em 30 países.

/REUTERS

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