• Estadão
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Internacional
  • Esportes
  • Brasil
  • São Paulo
  • Cultura
  • PME
  • Jornal do Carro
  • E+
  • Paladar
  • Link

Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
Assine Estadão
formulário de busca

Serviço de pagamento móvel Apple Pay chega nesta quarta ao Brasil

Plataforma que permite pagamento com iPhone e Apple Watch é lançada em parceria com o Itaú após três anos de espera

04/04/2018 | 05h00

  •      

 Por Bruno Capelas - O Estado de S. Paulo

O Brasil é o 21º país no mundo e o primeiro da América Latina a receber a plataforma

Ernesto Rodrigues/Estadão

O Brasil é o 21º país no mundo e o primeiro da América Latina a receber a plataforma

Leia mais

  • Serviço de 'carteira digital' da Apple chegará ao Brasil em 2018
  • Google lança sistema de pagamentos móveis Android Pay no Brasil

Após quase três anos de espera, o sistema de pagamentos móveis da Apple, o Apple Pay, está chegando ao Brasil. A partir desta quarta-feira, 4, os usuários de dispositivos da marca, como o iPhone, no País que tiverem um cartão de crédito emitido pelo banco Itaú poderão se cadastrar na plataforma – com isso, poderão usar o iPhone, o relógio inteligente Apple Watch e outros produtos da empresa para fazer pagamentos em lojas físicas e também pela internet. 

A expectativa é de que o sistema da empresa liderada por Tim Cook ajude a popularizar o pagamento móvel no País – tendência de tecnologia que permite o pagamento de compras e contas pelo celular. Por enquanto, rivais como Google Pay e Samsung Pay, disponíveis no País, ainda não conseguiram fazer os brasileiros “esquecerem” a carteira em casa. “O nosso sistema é mais simples e fácil de usar do que o de nossos competidores”, aposta Jennifer Bailey, vice-presidente global de Apple Pay, em entrevista ao Estado. 

O Brasil é o 21º país no mundo e o primeiro da América Latina a receber a plataforma. Segundo a executiva, o perfil de usuários de iPhone – pessoas com maior poder aquisitivo e também com ligação maior com tendências – pode fazer do serviço assumir a liderança do pagamento móvel por aqui, mesmo com a menor penetração da Apple no mercado brasileiro. 

Presença. Anunciado pela Apple em 2014, o serviço funciona nos EUA desde 2015 – segundo dados da consultoria Loup Ventures, o Apple Pay tem hoje 127 milhões de usuários em todo o mundo. De acordo com Jennifer, não houve desafios específicos para adaptar o sistema ao Brasil. “Leva tempo para conseguirmos atingir uma experiência que agrade aos consumidores e esteja afinada com varejistas e o ecossistema financeiro em todos os países que entramos”, diz. 

Nem a Apple nem o Itaú informaram qual será a divisão de comissões nas transações. “Conseguimos encontrar um ponto de equilíbrio em que temos benefícios para nossos clientes e eles conseguiram expor a marca no Brasil”, diz Marcelo Kopel, diretor executivo da área de cartões do Itaú Unibanco.

Segundo fontes ouvidas anteriormente pelo Estado, um dos motivos para a demora da chegada da plataforma ao País seria a dificuldade das negociações de porcentuais sobre os pagamentos – no exterior, a Apple fica com uma pequena fatia da transação; aqui, Google e Samsung dizem não cobrar pelas transações. 

O Itaú terá exclusividade na parceria com a Apple pelos próximos 90 dias. Segundo a instituição, hoje há 1,2 milhão de consumidores aptos a usar o Apple Pay no País. O dado, diz o banco, foi obtido a partir do número de correntistas que usam o aplicativo do Itaú em iPhones 6 ou versões mais recentes do smartphone da Apple. 

Por enquanto, o Apple Pay só está disponível para cartões de crédito – a função débito, diz Kopel, deve chegar até o fim de 2018. Além da parceria, clientes do banco também terão benefícios ao aderir à plataforma – o principal deles é um desconto de até 15% na compra de dispositivos da Apple. 

Já a Apple diz que 62% das máquinas de cartão disponíveis em pontos de venda físicos no País estão aptas a receber pagamentos com o Apple Pay. Para isso, elas precisam estar habilitadas com a tecnologia de comunicação de campo próximo (NFC, na sigla em inglês). Segundo a empresa, nenhuma informação do cartão de crédito ou das transações feitas pelos usuários é armazenada em seus servidores. Caso o aparelho seja perdido ou roubado, é possível bloqueá-lo a partir da plataforma Find My iPhone. “Segurança e privacidade são nossos focos”, diz Bailey. 

Para Guilherme Horn, diretor de inovação da consultoria Accenture, a chegada da Apple pode impulsionar o mercado de pagamentos móveis no País. “Pude usar o Apple Pay no exterior e ele funciona muito bem, de forma fluida, ao contrário dos concorrentes”, diz. “A tendência é que os pagamentos se tornem um processo ‘automágico’, em que o consumidor não sinta isso”. No entanto, ele faz a ressalva de que a adoção em massa pode demorar. “Quem não é aficionado por tecnologia ainda não vê tanto problema em tirar o cartão da carteira e inserir uma senha.” 

    Tags:

  • Apple
  • pagamento digital
  • iPhone

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Tendências

  • Macaco da Neuralink joga Pong com o 'poder da mente'; assista
  • Dados de 1,3 milhão de usuários do Clubhouse são expostos na internet
  • Uber Eats junta-se com Instagram e restaurantes poderão publicar stories
  • Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó

Mais lidas

  • 1.O Terça Livre é só o começo
  • 2.Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • 3.Neuralink, de Elon Musk, fez macaco jogar videogame com chip no cérebro
  • 4.De olho no setor industrial, Peerdustry recebe aporte de R$ 3 milhões
  • 5.LG anuncia estilo de vida mais inteligente
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2021|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente