Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca

Smart TVs entregam dados para empresas como Google e Facebook, diz estudo

Pesquisadores afirmam que, com os dados coletados, é possível saber ou não quando o usuário está em sua casa

18/09/2019 | 15h17

  •      

 Por Redação Link - O Estado de S. Paulo

Os dados, segundo pesquisadores, são usados para direcionamento de anúncios

Christian Mang/Reuters

Os dados, segundo pesquisadores, são usados para direcionamento de anúncios

Leia mais

  • Geladeira inteligente da Samsung chega ao País por R$ 25 mil
  • O que é HDR e por que essa tecnologia importa na sua TV
  • Série da HBO, 'Years and Years' antecipa o futuro – ou quase

Smart TVs estão enviando dados de usuários, incluindo localização e histórico de navegação, para empresas como Google, Facebook e Netflix. É o que revela estudos citados pelo jornal Financial Times. Os dados, segundo pesquisadores, são usados para direcionamento de anúncios. 

Estudos da Universidade de Northeaster, nos Estados Unidos, e da Imperial College London, na Inglaterra, descobriram que várias Smart TVs, de fabricantes como Samsung e LG, estão repassando informações sensíveis de usuários a terceiros – de acordo com a pesquisa, aparelhos de streaming da Roku e o Fire TV, da Amazon, também entregam dados. 

"Quase todos os aparelhos de TV em nossos bancos de testes compartilham informações com a Netflix, mesmo a televisão que nunca foi conectada a uma conta do serviço de streaming", escreveram os pesquisadores. Eles afirmam que, com os dados coletados, é possível saber ou não quando o usuário está em sua casa. 

Ao todo, a pesquisa testou 81 aparelhos nos Estados Unidos e na Inglaterra. O estudo também analisou caixas de som inteligentes, e concluiu que alguns dispositivos enviam dados para terceiros, como Spotify e Microsoft. 

Os pesquisadores não tiveram acesso detalhado a quais dados as televisões repassam às empresas. Isso porque a maioria dessas informações é protegida com criptografia. 

Em resposta ao Financial Times, a Netflix confirmou que recebe informações de TVs que não estão conectadas a seu serviço, mas disse que esses dados estão limitados à forma como o aplicativo aparece e se apresenta na tela. 

O Google disse ao jornal que “dependendo da fabricante do aparelho ou do proprietário do aplicativo, os dados enviados ao Google podem incluir a localização de usuário, o tipo de dispositivo e informações sobre o que o usuário está assistindo em um aplicativo específico, para oferecer publicidade personalizada”. 

O Facebook também respondeu: “É comum que dispositivos e aplicativos enviem dados para serviços de terceiros com que estão integrados", disse a empresa. 

A prática de compartilhamento de dados com terceiros é conhecida no mundo dos aplicativos e das redes sociais. No ano passado, o jornal The New York Times revelou que o Facebook compartilhou dados de usuários com gigantes de tecnologia. A reportagem afirmou que rede social tinha parcerias com mais de 150 companhias para partilhar dados sem consentimento. Netflix e Spotify, por exemplo, podiam acessar até mensagens privadas dos usuários. À época, o Facebook rebateu as acusações e disse que as parcerias estão de acordo com as regras dos Estados Unidos.

    Tags:

  • Google
  • Facebook
  • Netflix
  • Samsung
  • LG
  • privacidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Tendências

  • Galaxy S21 x iPhone 12: veja comparação entre os rivais
  • Google lança fundo de US$ 3 mi contra fake news sobre a vacina da covid-19
  • CES 2021: Confira os produtos 'contra covid-19' apresentados na feira
  • Por que a China se voltou contra Jack Ma, chefe do Alibaba?

Mais lidas

  • 1.Vazamento pode ter exposto CPF de 220 milhões de brasileiros
  • 2.WhatsApp, Telegram ou Signal: qual app de conversa é mais seguro?
  • 3.Apple testa tela dobrável para iPhone, diz agência
  • 4.Com cursos voltados para tecnologia, Ironhack recebe aporte de US$ 20 milhões
  • 5.Após meses sem aparições públicas, fundador do Alibaba, Jack Ma, reaparece em evento virtual
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2021|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente