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Snap faz aniversário na bolsa com ação subindo apenas US$ 1

Empolgação inicial de investidores com a empresa foi deixada de lado; hoje, papel da dona do Snapchat é negociado a US$ 18, pouco mais do que os US$ 17 na abetura de capital

05/03/2018 | 16h10

  •      

 Por Agências - Reuters

Snapchat fez IPO em março do ano passado

Brendan McDermid/Reuters

Snapchat fez IPO em março do ano passado

Leia mais

  • Snapchat alcança 187 milhões de usuários no final de 2017
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A Snap, empresa que é dona do Snapchat, comemorou seu primeiro aniversário como companhia de capital aberto na última sexta-feira, 2. Para os investidores, porém, o clima não era de festa – ao menos considerando a expectativa deles quando compraram ações da empresa na oferta pública inicial (IPO, na sigla de inglês) mais disputada do mercado de tecnologia em anos. 

Inicialmente negociados a US$ 17, os papeis da Snap hoje são negociados a US$ 18, em valorização de apenas US$ 1 ao longo do ano todo. O número é ainda mais frustrante ao se considerar que as ações da empresa dispararam 44% em seu primeiro dia no mercado. 

Inicialmente a popularidade do Snapchat com jovens foi vista como uma grande ameaça ao líder da indústria, o Facebook. Os principais investidores incluíram T. Rowe Price Group e Fidelity Investments. 

Mas o ritmo de expansão da base de usuários do Snapchat ao longo do ano passado não conseguiu atender às expectativas de muitos investidores. As ações despencaram recentemente, depois que uma esperada atualização do aplicativo não conseguiu impressionar muitos usuários – incluindo Kylie Jenner, que estrela o reality show“Keeping up with the Kardashians”.

“Esta é uma empresa em fase de consolidação que por um acaso passou a ser listada”, disse Brian Wieser, analista da Pivotal Research, que recomenda vender ações da Snap.“Ainda não sabemos se algum dia será lucrativa.”

Na última sexta-feira, a ação da Snap teve alta de 4,6%, ou US$ 0,80, para US$ 18,01, após o site de notícias Cheddar ter publicado que a empresa está trabalhando em novos óculos equipados com câmera – os Spectacles. A primeira versão deles, lançados em 2016, porém, deram bastante prejuízo à empresa. 

15 fatos sobre a história do aplicativo Snapchat

  •      
Snapchat

Foto: Reuters

O Snapchat foi criado pelo trio Reggie Brown, Evan Spiegel (à esquerda) e Bobby Murphy (à direita). Eles se conheceram, em 2008, na Universidade de Stanford, enquanto cursavam design de produtos.

Snapchat

Foto: Reproduçaõ

Logo após a ideia de Reggie Brown, o trio criou o app Pictaboo — que tinha a mesma função do Snapchat, mas com outro nome. Durante todo o verão de 2011, os jovens desenvolveram o app e criaram uma identidade visual, como o “fantasminha” do logotipo.

Snapchat

Foto: Reprodução/LinkedIn

A ideia do Snapchat surgiu em 2011, quando Reggie Brown disse que gostaria que as fotos que enviava para uma menina desaparecessem logo depois.

Snapchat

Foto: Reuters

O Pictaboo não deu certo. Conquistou apenas 127 usuários. Spiegel, então, pensou em chamar o app de Snapchat — algo como "conversas rápidas". Brown não gostou da ideia e acabou rompendo a amizade com Spiegel.

Snapchat

Foto: Reuters

O aplicativo, com o nome Snapchat, começa a fazer sucesso dentre os estudante do Ensino Médio nos Estados Unidos. Em 2012, a empresa já bateu 100 mil usuários.

Snapchat

Foto: Reuters

O aplicativo começa a fazer muito sucesso. Spiegel e Murphy passam a ter problemas em pagar os servidores, que ficam sobrecarregados. A empresa recebe um investimento de US$ 485 mil de Jeremy Liew, da Lightspeed Ventures.

Snapchat

Foto: AP

Com o dinheiro na conta, Spiegel desiste da faculdade de design de produto e fica focado apenas no Snapchat, que tinha acabado de lançar versão para Android.

Snapchat

Foto: NYT

Em fevereiro de 2013, o Snapchat já registrava mais de 60 milhões de vídeos e imagens enviados por dia.

Snapchat

Foto: AP

Dias depois do app, no final de 2013, atingir 150 milhões de snaps enviados ao dia, Brown reapareceu e processou a empresa por quebra de contrato, exigindo 20% das ações. O processo foi arquivado em 2014.

Snapchat

Foto: Reuters

Em novembro de 2013, Mark Zuckerberg, presidente executivo do Facebook, teria oferecido US$ 3 bilhões a Evan Spiegel pelo Snapchat. Spiegel recusou a oferta.

Snapchat

Foto: Reuters

Revoltado por recusar sua oferta, Zuckerberg começou a atacar o Snapchat com aplicativos e recursos com funcionalidades parecidas com as da rede social de Spiegel. O Snapchat contra ataca com recursos de filtros e notícias. No final de 2014, já está avaliado em US$ 10 bilhões.

Snapchat

Foto: Divulgação

Em 2016, o Snapchat aposta no mercado de vídeos e lança o Spectacles, um óculos que grava vídeos e os envia diretamente para o celular. Além disso, a empresa troca seu nome apenas para Snap.

Snapchat

Foto: NYT

Com quase 100 milhões de usuários ativos, o Snapchat recebe um investimento de US$ 1,81 bilhão em maio de 2016, elevando o valor da companhia para cerca de US$ 17 bilhões. Pouco antes, no início de 2016, a empresa já tinha levantado US$ 175 milhões.

Snapchat

Foto: Reuters

Os próximos planos da empresa são claros: abrir, em março de 2017, seu capital em uma oferta pública de ações (o IPO). O objetivo da empresa é chegar a um valor de mercado de US$ 25 bilhões.

Snap

Foto: Lucas Jackson/Reuters

Evan Spiegel (ao centro) e Bobby Brown, os cofundadores do Snapchat, tocam o sino para a abertura do pregão da bolsa de Nova York nesta quinta-feira, 2

    Tags:

  • SnapChat

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