SpaceX fará testes com foguete que pode transportar humanos

Caso o teste seja um sucesso, uma tripulação formada por astronautas será transportada dentro de nave Crew Dragon em junho, com a ajuda do foguete Falcon 9

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Aeronave Crew Dragon, da Space X, fará o transporte dos astronautas Foto: Mike Blake/Reuters

*CORRIGIDO ÀS 16H15 COM INFORMAÇÕES DA NASA*

PUBLICIDADE

A SpaceX vai testar em janeiro o foguete que pretende enviar ao espaço com três astronautas em junho de 2019. Segundo informou a NASA nesta quarta-feira, 21, a empresa de Elon Musk enviará ao espaço um foguete não tripulado no dia 7 de janeiro de 2019, como parte dos testes.

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA disse que a nave espacial Crew Dragon, pertencente à SpaceX, sairá rumo ao espaço do Centro Espacial Kennedy, da mesma plataforma que decolou a tripulação da Apollo 11 em sua viagem à Lua em 1969. O voo de estreia da aeronave sem tripulação acontecerá com a ajuda do foguete Falcon 9, também desenvolvido pela empresa de Musk.

O lançamento é o teste mais recente em um cronograma rigoroso de certificação imposto pelo Programa de Tripulação Comercial da NASA. Enquanto a SpaceX pretende iniciar o quanto antes as operações, a porta-voz da NASA, Marie Lewis, disse que a missão de demonstração marcada para janeiro pode ser adiada porque "voar com segurança sempre teve precedência sobre o cronograma".

Avaliação. Embora a Nasa não tenha detalhado a trajetória de voo, a empresa informou que o teste fornecerá dados sobre o desempenho dos sistemas Falcon 9, Crew Dragon e Ground, bem como sobre as operações em órbita, atracação e aterrissagem.

SpaceX e Boeing Co são as duas principais empresas selecionadas para integrar o Programa de Tripulação Comercial da NASA, cuja função é enviar astronautas para o espaço a partir de 2019. Desde que o programa de ônibus espaciais dos EUA foi fechado em 2011, a NASA teve que confiar na Rússia para levar os astronautas à estação espacial, um laboratório de pesquisa orbital de US$ 100 bilhões que sobrevoa cerca de 400 quilômetros acima da Terra.

O anúncio da data de lançamento acontece um dia após a NASA ter dito que conduziria um "estudo de avaliação cultural" das empresas, "incluindo a adesão a um ambiente livre de drogas", antes dos voos de teste da tripulação.

Publicidade

Expectativa. Fundado pelo bilionário excêntrico Elon Musk, a SpaceX disse que se o teste de 7 de janeiro for bem sucedido, planeja lançar sua primeira missão tripulada em junho de 2019, mas admite que a previsão pode mudar.

A Boeing planeja lançar um teste similar da nave espacial Starliner no topo de seu foguete Atlas 5, em março, com uma missão tripulada em agosto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.