SpaceX leva primeira equipe totalmente particular à Estação Espacial

Startup de Elon Musk lançou o foguete nesta sexta-feira, 8, com quatro tripulantes

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
A chegada da equipe na Crew Dragon aconteceu cerca de 21 horas depois do voorepresentando a startup norte-americana Axiom Space Foto: Red Huber/AFP

A primeira equipe de astronautas totalmente privada a ser enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) chegou com segurança à plataforma neste sábado, 9. A equipe, que vai começar uma missão científica de uma semana, foi levada pela nave da SpaceX, Falcon 9, de Elon Musk.

PUBLICIDADE

A chegada aconteceu cerca de 21 horas depois da equipe de quatro astronautas representando a startup norte-americana, Axiom Space, decolar na sexta-feira, 8, do Centro Espacial Kennedy, da Nasa. A missão foi comemorada como um marco das viagens espaciais comerciais.

A cápsula Crew Dragon, levada ao espaço pelo foguete, atracou na Estação aproximadamente às 9h30 (horário de Brasília) deste sábado, com os dois veículos espaciais voando cerca de 420 quilômetros acima da região central do Oceano Atlântico, segundo mostrou uma transmissão ao vivo da Nasa.

A abordagem final foi atrasada por uma questão técnica que atrapalhou a transmissão em vídeo usada para monitorar o encontro da cápsula com a estação. O problema forçou a Crew Dragon a parar e manter posição a 20 metros da estação por cerca de 45 minutos, enquanto o controle de missão analisava o que tinha acontecido.

Com a atracação finalizada, foi preciso mais duas horas para que a passagem entre a estação espacial e a cápsula fosse pressurizada e checada para vazamentos, antes de as escotilhas serem abertas, permitindo que os astronautas recém-chegados entrassem na Estação.

A equipe multinacional da Axiom, que planeja passar oito dias no espaço, foi liderada pelo astronauta espanhol aposentado da Nasa, Michael López-Alegria, 63, vice-presidente da empresa para desenvolvimento comercial.

O braço direito de Alegria é Larry Connor, empreendedor imobiliário e de tecnologia e aviador acrobático de Ohio, designado como o piloto da missão. Connor está na casa dos 70 anos, mas a empresa não detalhou sua idade exata.

Publicidade

O investidor, filantropo e ex-piloto de combate de Israel, Eytan Stibbe, 64, e o empresário e filantropo canadense Mark Pathy, 52, ambos servindo como especialistas na missão, completaram a tripulação.

Eles se juntarão aos atuais ocupantes da Estação Espacial, sete tripulantes pagos por governos — três norte-americanos, um alemão e três russos.

A equipe levou duas dúzias de experimentos científicos e biomédicos que serão conduzidos na estação, incluindo pesquisas sobre saúde cerebral, células-tronco cardíacas, câncer e envelhecimento, assim como uma demonstração tecnológica para produzir ótica usando a tensão superficial de fluídos na microgravidade.

A missão, uma colaboração entre Axiom, SpaceX e a Nasa, foi considerada por todas as partes como um grande passo na expansão de atividades comerciais no espaço, coletivamente chamada por especialistas como economia da órbita baixa da Terra, ou “economia LEO”, na sigla em inglês.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.