Telegram registra 1 milhão de novos usuários no Brasil após bloqueio ao WhatsApp

Aplicativo de mensagens russo diz ter sobrecarga no envio de SMS para completar cadastro; programa é considerado alternativa para 'apagão' do WhatsApp

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:
Aplicativo de mensagens instantâneas, o Telegram é bastante utilizado por usuários que precisam de privacidade por seu protocolo de criptografia seguro Foto: Reuters

O aplicativo de mensagens Telegram diz ter registrado mais de 1 milhão de novos usuários no Brasil desde o início desta segunda-feira, 2. O movimento acontece depois que a Justiça de Sergipe decretou o bloqueio ao app concorrente WhatsApp por 72 horas em todo o território nacional, a partir das 14 horas da segunda. O anúncio foi feito pelo Telegram em sua conta oficial no Twitter.

Segundo a empresa, o sistema de cadastro de novas contas tem passado por uma sobrecarga no País nas últimas horas – antes de poder começar a usar o serviço, o usuário tem de receber uma mensagem de confirmação, enviada por SMS para seu celular. A empresa pediu paciência aos novatos.

PUBLICIDADE

Não é a primeira vez que o Telegram sofre sobrecarga com uma enxurrada de novos usuários no País. Em dezembro de 2015, quando o WhatsApp foi bloqueado por 12 horas após uma decisão da Justiça de São Paulo, o Telegram disse ter cadastrado 5,7 milhões de contas no País. O Viber, outro app de mensagens instantâneas, disse na época que o movimento de mensagens cresceu 2000% em dezembro, com o apagão do WhatsApp.

Os dois aplicativos são considerados boas alternativas quando o WhatsApp sai do ar. Conheça outras opções na galeria abaixo. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.