• Estadão
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Internacional
  • Esportes
  • Brasil
  • São Paulo
  • Cultura
  • PME
  • Jornal do Carro
  • E+
  • Paladar
  • Link

Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
Assine Estadão
formulário de busca

Tesla quer levar fabricantes chinesas de baterias aos EUA para baratear produção

As duas maiores economias do mundo ainda precisam resolver disputas sobre tarifas e direitos de propriedade intelectual; ampla repressão regulatória da China, voltada principalmente para o setor de tecnologia, pode ser outro obstáculo

23/10/2021 | 10h58

  •      

 Por Agências - Reuters

Tesla está montando fábricas nos Estados Unidos e na Alemanha

Lucy Nicholson/Reuters

Tesla está montando fábricas nos Estados Unidos e na Alemanha

Leia mais

  • Tesla tem receita recorde pelo quinto trimestre seguido, impulsionada por fábrica na China
  • Tesla vende recorde de 241,3 mil carros no 3º tri, acima de previsões
  • Musk promete foguete reutilizável por menos de US$ 1 milhão

A Tesla quer que seus veículos elétricos usem uma bateria mais barata, mas primeiro precisa descobrir como superar tensões políticas para conseguir que um parceiro chinês faça baterias à base de ferro perto de suas fábricas nos Estados Unidos. 

As duas maiores economias do mundo ainda precisam resolver disputas sobre tarifas e direitos de propriedade intelectual. E a ampla repressão regulatória da China, voltada principalmente para o setor de tecnologia, pode representar outro obstáculo.

A China adotou a tecnologia cedo e fabrica 95% das baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) do mundo, mas as principais patentes expiram em breve e a Tesla disse que planeja adotar baterias LFP em sua frota de veículos de alcance padrão global e levar a produção de baterias para mais perto de sua fábricas.

"Nosso objetivo é localizar todas as peças-chave dos veículos no continente", disse Drew Baglino, vice-presidente da Tesla, na última quarta-feira, 20. A Tesla está montando fábricas nos Estados Unidos e na Alemanha.

A empresa de Elon Musk também usa atualmente baterias LFP da CATL da China em alguns modelos fabricados na China. Nos Estados Unidos, iniciou as vendas de sedans Modelo 3 de nível básico com LFP. A CATL provavelmente está em melhor situação na China, onde têm acesso aos materiais de custo mais baixo do mundo, disse Craig Irwin, analista da Roth Capital.

O presidente Joe Biden definiu como prioridade apoiar veículos elétricos para combater a mudança climática, mas as limitações da bateria podem ser um obstáculo importante. A China é o maior mercado global de veículos elétricos e domina a cadeia de suprimentos para a fabricação de baterias de íon-lítio, incluindo o processamento de minerais e matérias-primas.

A Tesla enfrenta custos mais altos principalmente devido aos preços de cobalto (+70% neste ano), níquel (+20%) e alumínio (+50%) – esses materiais são usados na produção das baterias da empresa.

    Tags:

  • Tesla
  • China [Ásia]

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Mais lidas

  • 1.BMW iX é o SUV elétrico futurista com até 600 km de autonomia
  • 2.Honda Civic pode deixar de ser produzido no Brasil em 2022
  • 3.Toyota SW4 2021 tem visual renovado e motor mais potente
  • 4.Projeto Usina SP prevê museu do automóvel sobre o rio Pinheiros despoluído
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2022|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente